Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Santos tem iluminação pública renovada com projeto da CPFL Piratininga em parceria com a Prefeitura

Data:
20/01/2023
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Além da iluminação, a distribuidora, por meio do projeto Arborização + Segura, fará a substituição de 30 árvores incompatíveis com a rede elétrica e o plantio de 300 novas mudas na cidade


A iluminação pública da região central de Santos foi renovada. Em janeiro de 2023, a CPFL Piratininga concluiu a instalação de 3.000 luminárias LED nas ruas, avenidas e praças da cidade, em pontos determinados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os modelos novos são 85 vezes mais eficientes e 25 vezes mais duráveis. A ação, desenvolvida em parceria com a Prefeitura, teve o investimento de R$ 4,5 milhões por parte da distribuidora de energia.


A estimativa da CPFL Piratininga é que os novos pontos de iluminação, quando somados, representarão uma economia de 1.588,2 MWh ao ano, o que equivale ao consumo médio de 670 residências no mesmo período. A energia economizada evitará a emissão de 98 toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde ao plantio de 588 novas árvores.


“Esse projeto, fruto da parceria com a Prefeitura, é muito importante, pois beneficia toda a população de Santos e os visitantes que a cidade recebe”, destaca Carlos Zamboni, presidente da CPFL Piratininga. 





3 mil novas lâmpadas já estão em operação em Santos (Foto: Divulgação/CPFL)


A nova iluminação traz economia aos cofres municipais e maior segurança à população. Isso porque as lâmpadas com tecnologia LED são mais eficazes, duram mais e consomem menos energia. “É um ganho na iluminação pública, uma melhoria na segurança e uma economia para o município”, comenta Rogério Santos, prefeito de Santos.





Projeto foi executado pela CPFL Piratininga em parceria com a prefeitura (Foto: Divulgação/CPFL)


Além do investimento na iluminação pública, a companhia, por meio do projeto Arborização + Segura, fará a adequação da vegetação da cidade. Serão substituídas 30 árvores de espécies incompatíveis por outras com porte mais adequado e 300 novas mudas serão plantadas em lugares estratégicos do município.


Com o projeto, as árvores que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas por meio de um inventário também realizado em parceria com a Prefeitura. Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado para o convívio harmônico com o contexto urbano.


A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia. Em dias de temporais, com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos e de árvores nas redes elétricas.


“Investimos em melhorias para acompanhar o crescimento do município. Queremos entregar uma energia cada vez mais robusta, econômica, eficiente e sustentável. Temos alcançado resultados muito positivos e vamos seguir aportando recursos nessa área tão importante para os moradores e para o planeta”, afirma Zamboni.