Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Região de Mococa registra 22 colisões contra postes

Data:
17/05/2023
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Dados da CPFL Santa Cruz são referentes ao primeiro trimestre de 2023; cidade lidera as estatísticas 

Em meio ao ‘Maio Amarelo’, mês da campanha nacional de conscientização no trânsito, a CPFL Santa Cruz divulga o balanço de colisões contra postes no primeiro trimestre do ano. Na região de Mococa, a cidade de Mococa lidera as estatísticas, com nove ocorrências, seguida por São José do Rio Pardo, com três.  

Na região, o número é 22% maior que o registrado no primeiro trimestre de 2022, quando foram computadas 18 colisões contra postes de energia. O aumento foi puxado por Mococa, com 80% mais casos. Em São José do Rio Pardo foram duas ocorrências no mesmo período em 2022. Já Monte Santo de Minas, saiu de três, em 2022, para zero, em 2023.  

“É importante continuarmos incentivando a discussão sobre a direção segura no trânsito, uma vez que os índices registrados seguem elevados. Somente nesses três primeiros meses do ano tivemos um aumento preocupante desses acidentes”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.   

 
Confira, abaixo, um comparativo dos dados de colisões contra postes nas cidades da região de Mococa atendidas pela CPFL Santa Cruz: 





Dor de cabeça

Na maioria dos casos, após a colisão, é necessária a substituição do poste e a reconstrução da rede de distribuição de energia, o que pode levar tempo até ser concluída. Portanto, além dos danos a si, o responsável pela batida prejudica os moradores da região na qual ocorreu o acidente. Aliás, dependendo da gravidade do ocorrido, as equipes de campo precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para iniciar a manutenção.

Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este é obrigado a assumir os custos de reposição do poste, atualmente avaliado entre R$ 4 mil e R$ 7 mil. A diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação.

     
Dicas de segurança

Considerando o impacto do assunto para a população e aproveitando as iniciativas do ‘Maio Amarelo’, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, lista dez principais dicas de segurança no trânsito. O objetivo é promover reflexões sobre pequenas atitudes que ajudam a reduzir o número de acidentes e, consequentemente, a salvar vidas.

1. Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;

2. Não dirija sob efeito de álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;

3. Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;

4. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;

5. Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;

6. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;

7. Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;

8. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;

9. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;

10. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.

Para saber mais sobre a campanha Guardião da Vida, acesse o site: https://guardiaodavida.com.br