
Psicanalista Rinaldo Voltolini encerra série de lives do Café Filosófico CPFL sobre pandemia e infância
Data:
Escrito por:
Neste episódio ele aborda as transformações e os prejuízos para a educação que foi transportada para as casas com uso da internet; a transmissão ocorrerá pelo canal do Café, no Youtube

Divulgação/Acervo pessoal
Nesta quinta-feira (28), em uma live inédita do Café Filosófico CPFL, o psicanalista Rinaldo Voltolini encerra a série “A canoa virou: infância e pandemia” de sua curadoria. Com o tema “Escola sem aventuras: as crianças na pandemia”, Voltolini vai debater o empobrecimento da experiência escolar ocasionada pela pandemia.
Rinaldo explica que, entre tantas verdades que emergiram com a pandemia, destaca-se a de que a escola é muito mais que uma simples agência de aprendizados. “Ela é lugar de relações (saudades dos amigos e professores), mas, também, um lugar na rede de relações que sustentam a infância”, explica.
Voltolini também debate sobre questões sociais que foram expostas pelo confinamento das crianças e da educação ao mundo virtual, como o acesso à internet. “A simples transposição das atividades escolares para o exercício domiciliar (forma particular do dito homeschooling), graças à tecnologia virtual, cuja acessibilidade, no brasil, se mostrou extremamente desigual, não foi capaz de evitar o empobrecimento da experiência da criança. a escola na pandemia virou “lição de casa”. o lugar da aventura intelectual que a escola sempre tentou dar lugar se viu entre parênteses”.
A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no Youtube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato online, programas de televisão e podcasts.
Serviço
Café Filosófico CPFL Live com Rinaldo Voltolini, pscicanalista
Quando: dia 28/04, quinta-feira, às 18h00
Onde: youtube.com/CafeFilosofico
Participação: https://youtu.be/tJ0qnF1TvpE
Informações: institutocpfl.org.br