Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUCRS chega a Campinas nesta quarta-feira (7)

Data:
15/06/2023
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Aberta ao público geral, a exposição científica estará disponível para visitação no Instituto CPFL

Nesta quarta-feira (7), chega a Campinas o Programa Museu Itinerante (Promusit), uma iniciativa do Museu de Ciências e Tecnologias da PUCRS (MCT-PUCRS) que irá apresentar aos visitantes experimentos interativos relacionados ao universo da ciência, principalmente relacionados a dois principais temas: Mudanças Climáticas e Energia. Dentro deles, os experimentos buscam ainda informar a população sobre uso seguro e consciente da energia elétrica, visando a mudança de hábitos.

“As exposições do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS têm o objetivo de transmitir o impacto real que a ciência e a tecnologia têm na vida cotidiana, presente e futura. Elaboradas para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências, elas valorizam a participação do visitante que, ao se envolver em experiências lúdicas, torna-se protagonista de seu próprio aprendizado”, explica o curador e coordenador do Programa Museu Itinerante, Lucas Sgorla de Almeida.

A presença do Promusit na cidade ocorre por meio de uma parceria do Instituto CPFL com o MCT-PUCRS, através do projeto CPFL nas Escolas - Energia em Jogo, que visa impactar as novas gerações e, para isso, as escolas das redes estaduais e municipais de Campinas estão convidadas a levarem os seus alunos e professores a prestigiarem o evento. A expectativa da organização é receber mais de 3.000 pessoas até o último dia de exposição que é gratuita e ficará aberta ao público, na sede do Instituto CPFL, até 04 de julho.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior, o projeto como um todo é um exemplo das ações ESG do Grupo CPFL. A promoção de valor junto à comunidade e de uma cultura sustentável são alguns dos objetivos da empresa contemplados por esta ação.

“Diante da importância do setor energético para o futuro do planeta, devemos assumir a responsabilidade de educar as atuais e futuras gerações sobre a necessidade de utilizarmos esse recurso com sabedoria. Por meio dessa parceria com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, aproveitamos o caráter lúdico dos experimentos para transmitir mensagens importantes sobre sustentabilidade”, avalia.

Considerado o maior museu de ciências da América Latina, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS está entre os dez melhores do Brasil. Ao todo, a exposição costuma receber mais de 225 mil visitantes por ano. Já o Museu Itinerante iniciou as suas atividades em 2001 e, devido a sua mobilidade, amplifica a disseminação do conhecimento científico. 


Sobre o CPFL nas Escolas – Energia em Jogo

A “Exposição CPFL nas Escolas - Energia em Jogo” é uma ação educativa realizada pela área de Eficiência Energética da CPFL em escolas do estado de São Paulo, promovida por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL. O projeto, que conta com um investimento do Grupo CPFL Energia de R$ 6,174 milhões, difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, visando a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e seus familiares.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia, a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial, a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde 2021, quando o programa teve início, foram envolvidas mais de 300 cidades da área de concessão das três distribuidoras do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo – CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz. Pelo projeto, mais de 6.830 professores e 102 mil estudantes receberam materiais didáticos sobre a temática, ultrapassando as metas iniciais do Instituto CPFL para o projeto.


SERVIÇO


O que: Programa Museu Itinerante (Promusit)

Quando: Entre 7 de junho e 4 de julho de 2023 - 8 às 17h (segundas às sextas); 9h-13h (sábados). *Não funcionará no feriado (8 de junho)

Onde: Instituto CPFL - Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP

Valor: Gratuito

Público-alvo: Estudantes e professores do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais de Campinas e Região

Informações:  https://institutocpfl.org.br/

Telefone: (19) 3756-8000