Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Mega operação da CPFL Piratininga mira ligações clandestinas em Praia Grande

Data:
20/08/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa

Nessa terça-feira (19), a CPFL Piratininga deflagrou uma operação de grande escala para combate a fraudes e furtos de energia no bairro Vila Mirim, em Praia Grande. Durante a ação, as equipes vistoriaram 33 estabelecimentos comerciais, sendo constatadas irregularidades em 14 deles, entre bares, adegas, açougues e mercados.


Após as inspeções, as equipes da distribuidora regularizaram todas as medições e farão o cálculo do volume de energia desviada. Os valores correspondentes às fraudes serão posteriormente repassados às responsáveis pelos imóveis envolvidos na irregularidade.
 





Inspeções como essas têm sido intensificadas pela CPFL Piratininga, com o apoio das autoridades policiais, com o objetivo de coibir as ligações clandestinas e manipulações de medidores de energia. A companhia investe continuamente em tecnologias de monitoramento e detecção de fraudes, como o uso de inteligência artificial para orientar operações mais assertivas e sistemas de medição blindada para grandes clientes.     


Além de sobrecarregar as redes elétricas e deixar o sistema de distribuição vulnerável a interrupções no fornecimento, o furto de energia coloca vidas em risco devido à possibilidade de choques elétricos. Vale lembrar que fraudar ou furtar energia é crime, conforme o Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção. 


Fraudadores também são cobrados pelas tarifas referentes ao período em que ocorreu o furto, acrescidas da devida multa. Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais” para a tarifa da distribuidora, durante as revisões tarifárias.   


Denuncie:

 Ajude a combater fraudes e proteger a sua comunidade. Denuncie anonimamente pelo app “CPFL Energia” ou no site  www.cpfl.com.br/fraude