Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Jacarezinho recebe nova subestação de energia da CPFL Santa Cruz

Data:
27/08/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa

A CPFL Santa Cruz oficializou nesta quarta-feira, 27, a entrega de uma nova subestação de energia em Jacarezinho, PR. Localizado a cerca de 27km de Ourinhos, SP, o município passa a contar com um sistema elétrico mais moderno e preparado para acompanhar o desenvolvimento da região. Ao todo, foram destinados mais de R$ 90 milhões na construção de uma estrutura totalmente automatizada e equipada com tecnologia de ponta totalmente digital que permite a operação remota através do Centro de Operação Centralizado da CPFL.
 





Marcelo Moraes, Presidente do Conselho de Consumidores, Rafael Lazzaretti, Diretor-presidente da CPFL Santa Cruz, Marcelo Palhares, Prefeito de Jacarezinho, Evaldo Baldin, Diretor de Engenharia da CPFL e Rodrigo Marssola, Coordenador de Operações de Subtransmissão da CPFL em evento de inauguração da nova subestação (Divulgação/ CPFL Santa Cruz)– (Divulgação/ CPFL Santa Cruz


“Essa subestação foi planejada dentro do nosso processo estratégico para expansão do sistema elétrico, considerando a importância e o crescimento da cidade de Jacarezinho e da região. O município possui forte contribuição com a indústria, serviços e produção agropecuária da região, o que exige investimentos compatíveis. A nova subestação garante maior confiabilidade ao fornecimento de energia e o suporte necessário para a cidade e a região seguir em franco crescimento”, destaca o diretor-presidente da CPFL Santa Cruz, Rafael Lazzaretti.


Somente a nova linha de transmissão, foram investidos R$ 34 milhões. Investimento necessário para atender a nova subestação e melhorar o nível de tensão migrando de 66kv para 88kv no trecho Ourinhos – Jacarezinho II.


Estruturada com equipamentos de alto rendimento, a Subestação Jacarezinho II ampliará o controle das tensões da energia que chega das usinas e que posteriormente é conduzida pelas redes elétricas até os clientes finais. Isso significa uma redução na possibilidade de eventuais oscilações da energia durante o caminho percorrido ao longo das linhas de transmissão e distribuição, garantindo, por exemplo, as condições ideais para o bom funcionamento de aparelhos elétricos residenciais e industriais.


“As novas redes colaboram para ampliarmos a quantidade de circuitos que irão conduzir a energia até os nossos clientes. Desta forma, ganhamos mais flexibilidade operacional para executar ações de restabelecimento, especialmente durante situações de contingência, como fortes tempestades”, ressalta Lazzaretti.
 





Jacarezinho II conta com estrutura totalmente automatizada e tecnologia de ponta (Divulgação/ CPFL Santa Cruz


A nova subestação em Jacarezinho beneficiará 144.345 habitantes de Jacarezinho e de Ourinhos


A subestação Jacarezinho II foi proposta para atender o crescimento das regiões industriais, redistribuir cargas nos circuitos alimentadores e melhorar a flexibilidade operativa do sistema elétrico da região.