
Instituto CPFL amplia atuação no Parque Oziel com entrega da Carreta Literária para escola municipal
Data:
Escrito por:

O Instituto CPFL vai fortalecer sua presença no Parque Oziel, comunidade de Campinas, com a chegada de mais um projeto social. A partir do próximo dia 25, a Escola Municipal Oziel Alves Pereira, que atende 1,2 mil alunos, recebe um novo incentivo à leitura com a entrega da Carreta Literária. Com uma proposta lúdica e itinerante, a iniciativa transforma o acesso aos livros por meio de uma biblioteca sobre rodas, que convida crianças e jovens a embarcar em uma jornada repleta de histórias, sonhos e descobertas. A ação, realizada pela CEC Brasil, integra um conjunto de iniciativas que já levou esporte, cultura e arte na comunidade
Instalada em uma espécie de “book truck” e um acervo de 600 livros de diferentes gêneros, como romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis, a Carreta Literária conta com ambiente acolhedor, com cadeiras, mesas, puffs e tendas para leitura. A proposta é incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso à cultura, especialmente em regiões onde esse contato ainda é restrito.
A entrega da Carreta Literária se soma a uma série de iniciativas do Instituto CPFL no Parque Oziel. A atuação começou em 2024 com o projeto Esporte Social, que oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no contraturno escolar. Desde sua implantação, o número de beneficiários triplicou — de 60 para 180 — e a estrutura foi qualificada com professores, estagiários e apoio nutricional, incluindo kits lanche, cestas básicas e uniformes.
Em 2025, a presença do Instituto na comunidade foi ampliada. Em abril, a praça do bairro recebeu o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, reunindo 420 pessoas para assistir gratuitamente a produções chinesas em uma noite de cultura e sustentabilidade. Já em agosto, além da Carreta Literária, entrou em operação um projeto que oferece oficinas de dança com ritmos africanos, hip-hop e até C-pop (dança urbana chinesa). Realizado pela companhia Eclipse, a atividade visa promover expressividade, identidade e inclusão para 280 crianças e jovens. Na entrega da Carreta Literária, haverá uma apresentação do projeto.
Na oportunidade, também haverá o lançamento do livro infantil “Quando uma jacaré encontra um panda!”, que convida leitores de todas as idades a refletirem sobre empatia, conservação ambiental e amizade por meio da história de dois animais simbólicos — um panda e uma jacaré — que se encontram em uma floresta. O lançamento faz parte da programação da 9ª edição do CPFL Intercâmbio Brasil-China, frente cultural do Instituto CPFL, que celebra as relações entre os dois países por meio de uma programação cultural gratuita e diversa. Confira a programação.
“Acreditamos que o acesso à cultura e ao esporte é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Nossa presença com diversos projetos e agora com a Carreta Literária, nessa região busca ampliar oportunidades, estimular talentos e fortalecer vínculos comunitários.”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Localizada em uma área de assentamento consolidado há mais de 20 anos, no Parque Oziel, uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, a Escola Municipal Oziel Alves Pereira atende estudantes de 6 a 15 anos do Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A leitura, além de ser um dos pilares para o desenvolvimento interdisciplinar do aluno na Educação Básica, oferece inúmeros benefícios, como o desenvolvimento do senso crítico, conhecimento, capacidade de interpretação, aumento do vocabulário e tantos outros. Oferecer para os nossos estudantes mais uma oportunidade de estar em contato com os livros só vem a acrescentar aos projetos que já são desenvolvidos pelas escolas municipais, como o Programa de Leitura e Escrita”, avalia o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.
Para a diretora da escola, Mariana Dias Barreira, a Carreta Literária representa mais que um incentivo à leitura. “A Carreta Literária tem um impacto visível na rotina da escola. Ela facilita o acesso aos livros, cria um ambiente atrativo para os alunos e reforça o hábito da leitura. É uma ação concreta que ajuda a melhorar o desempenho, o interesse e a participação dos estudantes. O projeto promove acesso à cultura, amplia horizontes e fortalece o direito à educação de qualidade para todos os estudantes que aqui vivem e aprendem, em todas as etapas de ensino”, afirma a gestora.
Além do acervo itinerante, os educadores das cidades atendidas pelo projeto contam com acesso gratuito a uma plataforma online de cursos sobre formação de leitores, contação de histórias e alfabetização. Com carga horária de 30 horas e certificação, o conteúdo está disponível em: Link
“A Carreta Literária é mais que uma biblioteca sobre rodas — é um espaço de afeto e encantamento. Criamos um ambiente acolhedor onde crianças, jovens e adultos vivem uma experiência única, que valoriza suas histórias e desperta a imaginação. Mais do que levar livros, levamos sonhos, curiosidade e vínculos com a leitura”, afirma Kaline Vânia, diretora executiva da CEC Brasil.
Serviço
Entrega Carreta Literária no Parque Oziel
Quando: 25 de agosto, segunda-feira, às 13h
Onde: EMEFEJA Oziel Alves Pereira
Rua Fauze Selhe, s/nº - Jardim Monte Cristo, Campinas - SP