
Iniciativa da CPFL Piratininga leva eficiência energética às UBSs de Sorocaba
Data:
Escrito por:
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba serão contempladas com ações de eficiência energética da CPFL Piratininga. A partir de um investimento de cerca de R$ 3 milhões, a distribuidora irá realizar a implantação de usinas solares e modernizar os sistemas de iluminação de 20 unidades do município.
Os projetos foram aprovados na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética (CPP) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visam estimular a transição energética das UBSs de Sorocaba, otimizando o consumo de energia e impactando positivamente o meio ambiente.
Ao todo, a expectativa é que as ações gerem uma redução estimada no consumo de energia de mais de 835 MWh/ano. O valor seria suficiente para abastecer anualmente cerca de 352 residências. Na prática, a quantidade representa uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 530 mil por ano.
“Além de tornar as unidades mais eficientes e sustentáveis, as ações de eficiência energética permitem uma economia significativa de recursos públicos. Esses valores economizados poderão ser investidos em outras áreas prioritárias, como compra de medicamentos, melhorias na infraestrutura e ampliação de serviços à população”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia.
Os recursos destinados pela CPFL Piratininga foram aplicados para instalar sistemas fotovoltaicos nos telhados das UBSs, que irão gerar energia a ser consumida integralmente pelas próprias unidades. Além disso, também foram substituídas 660 lâmpadas convencionais, que compõe o sistema de iluminação dos locais, por luminárias de modelos LED, mais duráveis e econômicas.
As ações, como explica Walter, também geram benefícios imediatos ao meio ambiente. “A estimativa é que o projeto contribua com a redução na emissão de 45,5 toneladas de CO2 na atmosfera. A quantidade seria o equivalente ao plantio de cerca de 272 árvores”, afirma.