Com foco em manter em pleno funcionamento a iluminação pública de Taquaritinga, a CPFL Paulista realiza inspeções periódicas em toda a cidade. Para ampliar a agilidade dos atendimentos, a distribuidora orienta a população sobre quando e como utilizar os canais oficiais para informar pontos que demandem manutenção.
Em Taquaritinga, assim como nos demais municípios em que é responsável pelos serviços de iluminação pública, a distribuidora estabelece um cronograma de vistorias nos postes, lâmpadas e demais componentes da rede. No entanto, como explica o gerente de Operações de Campo da distribuidora, Ocimar Benzati, os endereços que contam com solicitações registradas pelos moradores são priorizados e atendidos em até 30 dias, conforme determina a regulamentação do setor elétrico.
“Alguns pontos podem apresentar necessidade de manutenção entre uma vistoria e outra, fora da programação prevista para aquela região. Por isso, orientamos que os moradores comuniquem situações como lâmpadas apagadas à noite, acesas durante o dia ou com funcionamento intermitente. Quando recebemos essas informações, conseguimos incluir os endereços na rota de atendimento e executar os serviços com mais agilidade”, afirma.
O gerente de Operações de Campo da CPFL Paulista alerta ainda sobre a importância de a população descrever a situação observada no momento de registrar o pedido. “Ao comunicar se as lâmpadas estão apagadas ou acendendo e apagando continuamente, facilita para que as equipes sejam encaminhadas já cientes do tipo de manutenção que será necessária”, explica Ocimar.
As solicitações podem ser registradas gratuitamente pelo telefone 0800 010 1010 ou pelos canais digitais — site www.cpfl.com.br e aplicativo CPFL Energia. Cabe mencionar que para cada pedido de reparo, basta registrar somente uma solicitação que o endereço entrará na rota das equipes, se devidamente referenciado.
A gerente de Serviços e Relacionamento com o Cliente da CPFL Paulista, Talita Pinotti, explica que o canal mais indicado varia conforme a localização do ponto. “Se o ponto de iluminação estiver em frente à residência do cliente, basta informar o número da unidade consumidora para que o atendimento seja registrado corretamente — nesse caso, o site e o aplicativo são opções práticas e seguras. Já em outros locais, é importante fornecer o máximo de informações possíveis, como o nome da rua, número próximo ou ponto de referência. Por isso, nesses casos, recomendamos o uso do telefone”, orienta.
A CPFL Paulista realiza a manutenção da iluminação pública apenas nos municípios onde há decisão judicial vigente que atribui essa responsabilidade à distribuidora — como é o caso de Taquaritinga. Nas demais localidades, os serviços continuam sob responsabilidade das prefeituras.
Vale lembrar que a empresa atua exclusivamente na manutenção de pontos de luz instalados em postes da rede elétrica. Já a iluminação interna de praças, ciclovias, passarelas devem ser solicitada diretamente ao poder público municipal.
Como explica Talita, outro pedido que também deve ser direcionado para as prefeituras é o de instalação de novos pontos de iluminação em determinada via. “Se há necessidade de expansão da rede para que sejam instalados mais pontos com lâmpadas, os clientes devem solicitar à Prefeitura da sua cidade. À CPFL, cabe atuar somente na manutenção dos pontos já instalados”, reforça.