
Hospitais de Bauru recebem investimento de mais de R$ 5 milhões em projetos de eficiência energética
Data:
Escrito por:
Maternidade Santa Isabel, Hospital de Base e Hospital Estadual foram contemplados pelas ações da CPFL Paulista
Um evento na manhã desta terça-feira, 29, marcou a conclusão dos projetos de eficiência energética, da CPFL Paulista, em três hospitais de Bauru administrados pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).
Ao todo, a companhia investiu R$ 5,17 milhões, nos últimos dois anos, no Hospital de Base, Hospital Estadual de Bauru e na Maternidade Santa Isabel, que receberam a instalação de usina solar fotovoltaica, para a geração de energia solar, e renovação da iluminação interna para tecnologia LED.
As ações integram o programa CPFL nos Hospitais e, com as lâmpadas e as usinas fotovoltaicas, espera-se que, somadas, as três instituições economizem cerca de 1,7 GWh de energia por ano.
No evento desta manhã, compareceram, pela CPFL Paulista, o consultor de relacionamento Carlos Eduardo Camargo, o gerente de Operações de Campo, José Carlos Brizola, e outras lideranças da companhia. Pela Famesp, seu presidente, Dr. Antonio Rugolo Júnior, além dos demais diretores dos hospitais contemplados e de profissionais das instituições.
“Para nós é uma satisfação contribuir com hospitais tão importantes para o sistema de saúde de Bauru e região. Os projetos deixam um legado de sustentabilidade e de economia financeira para as instituições, fazendo com que o valor que deixa de ser gasto com energia possa ser direcionado para outras necessidades”, diz Carlos Eduardo Camargo, consultor de relacionamento da CPFL Paulista, que entregou à direção da Famesp e dos hospitais as placas marcando a finalização dos projetos.
As três usinas solares já estão em operação e são compostas por painéis solares dispostos no telhado de cada hospital. A energia é gerada pela luz do sol, de maneira limpa e renovável, e por isso, pode variar de acordo com os diferentes períodos do ano. As ações executadas também irão impedir a emissão de até 104,9 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de 629 árvores.
“Além da questão econômica, conseguimos diminuir a emissão de CO2 e consumo de energia nas unidades, passando a usar energia limpa e isso é muito significativo na nossa gestão. A Famesp tem dedicado atenção especial à execução de projetos de sustentabilidade nos serviços de saúde que gerencia e o Programa CPFL nos Hospitais veio ao encontro de nossas ações estratégicas”, destaca Antonio Rugolo Jr., presidente da Famesp e diretor executivo da Maternidade Santa Isabel.
Em Bauru, além das três instituições administradas pela Famesp, a CPFL Paulista também executou ações de eficiência energética na UPA Bela Vista, no Pronto Socorro Central e no Instituto Lauro de Souza Lima.

Descerramento da placa alusiva aos projetos (Foto: Divulgação/Famesp)