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Equipes da RGE identificam furto de energia elétrica em CD de rede supermercadista de Passo Fundo

Data:
21/12/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Equipes da RGE identificaram desvio de energia elétrica no centro de distribuição (CD) de uma rede supermercadista, no bairro São Cristóvão, em Passo Fundo. O flagra aconteceu em uma instalação subterrânea, numa medição lateral antiga e que estaria inativa. No momento da inspeção a carga era de 150 ampéres, no total, cerca de 50 ampéres por fase, quando foi realizado o desligamento da fraude. O local tem cerca de 20 mil metros quadrados de área construída, com diversas câmaras frias, já que se trata de centro de distribuição de uma rede de 13 supermercados na região. Após a descoberta e finalização do desvio, o gerente do estabelecimento foi preso por furto de energia elétrica.


Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Após confirmado o furto, a RGE realiza os cálculos e estima a quantidade de energia furtada, ou seja, o que foi consumido pelo estabelecimento e que deixou de ser pago à distribuidora. Desta forma, a companhia pode fazer a cobrança retroativa dos valores.


Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.


Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resulta em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a Companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.


Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.