
Em menos de uma semana CPFL Piratininga faz segunda operação contra ligações clandestinas em Praia Grande
Data:
Escrito por:
Nesta quinta-feira (21), a CPFL Piratininga realizou uma operação de grande porte na Vila Antártica, em Praia Grande, com foco no combate às fraudes e furtos de energia. Dez equipes da distribuidora inspecionaram 29 estabelecimentos comerciais, incluindo bares, restaurantes, adegas e assistências técnicas, identificando seis irregularidades. Todos os proprietários onde a fraude foi encontrada foram autuados.
Esta ação é a segunda realizada na cidade em menos de uma semana. No dia 19, equipes da companhia participaram de uma operação semelhante, que abrangeu 33 locais e revelou irregularidades em 14 deles.
Após as inspeções, as equipes regularizaram todas as medições e farão o cálculo do volume de energia desviada. Os valores correspondentes às fraudes serão posteriormente repassados às responsáveis pelos imóveis envolvidos.

A CPFL Piratininga tem intensificado suas ações de combate às fraudes, contando com o apoio das forças policiais. O objetivo é coibir ligações clandestinas e manipulações nos medidores, investindo também em novas tecnologias de monitoramento, como sistemas de inteligência artificial e medidores blindados para clientes de maior porte.
O furtar energia não apenas sobrecarrega as redes elétricas, aumentando os riscos de interrupções no fornecimento, como também coloca vidas em perigo devido à possibilidade de choques elétricos. Segundo o Código Penal, a prática configura crime, com pena de um a quatro anos de prisão.
Quem é flagrado realizando fraudes ou furtos de energia também é cobrado pelas tarifas referentes ao período do delito, além de multas. Além disso, essas irregularidades podem resultar em tarifas mais altas para toda a comunidade, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte das perdas comerciais nas revisões tarifárias, impactando o custo final da energia para os consumidores.
Denuncie:
Ajude a combater fraudes e proteger a sua comunidade. Denuncie anonimamente pelo app “CPFL Energia” ou no site www.cpfl.com.br/fraude.