
Doação de freezers científicos para 78 municípios do interior de São Paulo e Rio Grande do Sul garante qualidade de vacinas
Data:
Escrito por:
O armazenamento de vacinas de 105 postos de saúde, no interior de São Paulo, e outros 65, no Rio Grande do Sul, ganhou reforço de novos freezers científicos. Entre julho e agosto deste ano, a CPFL Energia entregou os equipamentos aos pontos de vacinação de 45 cidades paulistas, atendidas pela CPFL Paulista, e 33 gaúchas, nas quais a RGE é a distribuidora de energia. O projeto teve investimento de R$ 3 milhões e tem como principal objetivo contribuir para a redução do desperdício.
De acordo com levantamento do movimento Unidos pela Vacina e do Locomotiva Instituto de Pesquisa, divulgado em 2021, cerca de 40% dos municípios brasileiros não possuem geladeiras adequadas em seus postos de saúde para o armazenamento de vacinas, incluindo a da Covid-19.
“Em parceria com as prefeituras, mapeamos locais que ainda contavam com geladeiras comuns, podendo acarretar perda de doses, e agora, felizmente, contam com os novos freezers”, comenta Walter Barbosa Junior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
Diferenciais. O freezer científico é mais eficiente para acondicionar vacinas, e outros medicamentos que necessitem de refrigeração, pois possui, por exemplo, um sistema de alerta para o caso de eventual falta de energia e sistema de alarme visual sobre a temperatura máxima e mínima ou porta aberta.
A execução contemplou o transporte do freezer até o local, a instalação e o devido treinamento sobre a operação.

Doação de freezers em Lençóis Paulista, interior de SP (Foto: Divulgação/CPFL)
Os municípios contemplados foram:
Em São Paulo: Agudos, Americana, Analândia, Areiópolis, Bauru, Bofete, Cândido Rodrigues, Cabrália Paulista, Capivari, Cássia dos Coqueira, Charqueada, Colina, Dois Córregos, Dumont, Espírito Santo do Pinhal, Fernando Prestes, Iacanga, Itápolis, Itapuí, Itatiba, Itatinga, Jaú, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Luiziânia, Mineiros do Tietê, Morungaba, Paraíso, Pardinho, Pederneiras, Pratânia, Presidente Alves, Queiroz, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, São Carlos, São Pedro, Santa Maria da Serra, Taiaçu, Taiúva, Terra Roxa, Torrinha, Valinhos e Valparaíso.
No Rio Grande do Sul: Alecrim, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Carlos Barbosa, Carlos Gomes, Casca, Charrua, David Canabarro, Encantado, Entre-Ijuís, Erechim, Estrela, Fagundes Varela, Gaurama, Guabiju, Marau, Nova Araçá, Nova Bréscia, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Putinga, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Domingos do Sul, São José dos Ausentes, Serafina Corrêa, Sobradinho, Soledade, Uruguaiana, Vanini e Veranópolis.