Com a mudança da bandeira tarifária para vermelha, anunciada recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores precisam estar atentos ao uso consciente de energia para evitar surpresas no fim do mês. As condições climáticas, como temperaturas elevadas e chuvas abaixo do esperado, têm impactado a geração de energia, e consequentemente seu custo, o que torna o momento oportuno para rever hábitos e adotar medidas que promovam economia.
Pequenas mudanças no uso diário dos eletrodomésticos podem fazer grande diferença. “Escolher equipamentos com selo de eficiência A do INMETRO/PROCEL, por exemplo, e utilizá-los de forma correta, lícita e segura é essencial para controlar o consumo e os gastos”, afirma Walter Barbosa Júnior, Gerente de Eficiência Energética da CPFL.
Entre os aparelhos que mais pesam na conta de luz, o chuveiro elétrico lidera o ranking, respondendo por até 35% do consumo mensal das residências. “Uma das formas mais simples de economizar é ajustar o chuveiro para a posição "verão", o que pode reduzir o consumo em até 30%. Além disso, diminuir o tempo no banho é uma medida bastante eficiente”, explica o especialista.
Utilizar a geladeira de maneira consciente está entre as dicas da CPFL Paulista (Divulgação/CPFL)
Veja outras dicas da CPFL Paulista para combater o desperdício de energia e economizar:
Novos aparelhos elétricos no dia a dia
Com a crescente popularização de novos aparelhos, como adegas e cervejeiras, é importante conhecer o consumo de cada um e planejar seu uso. "É essencial entender o perfil de consumo desses equipamentos, já que podem elevar o gasto energético da residência. Para se ter uma ideia, uma cervejeira, por exemplo, consome cerca de 130 kWh por mês enquanto as geladeiras comuns, consomem 83 kWh", alerta Júnior.
Platafoma “Conta Fácil”
A plataforma "Conta Fácil", disponível no aplicativo ou site da CPFL, permite comparar as variações de consumo de um mês para outro, fornecendo informações detalhadas sobre os fatores que influenciam a conta.
A CPFL Paulista recomenda que os clientes tenham a fatura de energia, em que constam os números da instalação e do cliente, para facilitar o acesso aos serviços online e atendimento, caso necessário.