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CPFL Paulista investe R$ 10,4 milhões na modernização da rede elétrica de Lins

Data:
30/06/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Com cerca de 75 mil habitantes e mais de 38 mil unidades consumidoras atendidas, Lins tem registrado aumento gradual na demanda por energia, impulsionado pela expansão urbana e pela chegada de novos empreendimentos. Para acompanhar esse crescimento e reforçar a qualidade do fornecimento, a CPFL Paulista investiu R$ 10,4 milhões na modernização do sistema elétrico da cidade entre janeiro de 2024 e abril de 2025. As melhorias foram realizadas em diferentes regiões do município, tanto na área urbana quanto na zona rural, com foco em ampliar a capacidade da rede e acompanhar o desenvolvimento da cidade.


Desse total, R$ 9 milhões foram aplicados ao longo de 2024 e R$ 1,4 milhão nos primeiros quatro meses deste ano. O investimento contemplou substituição de cabos, instalação de equipamentos, interligações de rede, ampliações de carga e ligações para novos consumidores.


“Essas intervenções incluíram, por exemplo, o recondutoramento de trechos da rede elétrica em regiões com expansão urbana e a instalação de novos equipamentos em áreas que vêm recebendo empreendimentos residenciais, comerciais e de novos negócios”, afirma Marcio Antonio Baebe, gerente de Obras e Manutenção da CPFL Paulista. “Nosso trabalho em Lins é permanente e reflete o compromisso da companhia com a qualidade do serviço prestado em toda a nossa área de concessão”, completa.


As ações fazem parte do plano de modernização da CPFL Paulista, que prevê aportes de R$ 10,2 bilhões até 2029 em infraestrutura, redes inteligentes, novas tecnologias e eficiência operacional em toda a área de concessão.


Os resultados dessa estratégia vêm sendo reconhecidos nos principais indicadores do setor. Em 2024, a CPFL Paulista registrou um DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) de 4,78 horas — o segundo menor do país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) — e um FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) de 3,01 vezes. No mesmo ano, foi premiada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) na categoria ASG (Ambiental, Social e Governança), teve sua ouvidoria eleita a melhor do Brasil e conquistou a segunda colocação nas categorias Nacional, Sudeste e Evolução do Desempenho.