
CPFL Paulista incentiva denúncia anônima contra fraudes e furtos de energia
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No Dia Mundial do Denunciante, a CPFL Paulista, uma das distribuidoras do Grupo CPFL Energia, reforça junto à população a importância das denúncias anônimas contra fraudes e furtos de energia. O objetivo é mobilizar os clientes para contribuírem com o combate às ligações clandestinas e à manipulação de medidores – práticas ilegais que oferecem riscos, aumentam a possibilidade de acidentes e prejudicam a confiabilidade do sistema elétrico. De forma totalmente anônima, os clientes podem denunciar irregularidades por meio do app CPFL Energia e site www.cpfl.com.br/fraude
Com pena de um a até quatro anos de detenção, os atos de furtar ou fraudar energia estão previstos no Código Penal e são responsáveis diretos por sobrecarregar as redes de energia, tornando o sistema mais suscetível a interrupções e podendo provocar curtos-circuitos, incêndios e até mesmo acidentes fatais.
“Vale destacar que, além dessas consequências, quem comete esse tipo de fraude também terá que arcar com as tarifas correspondentes ao período do roubo, além de riscos de processos judiciais e boletins de ocorrência registrados contra o fraudador e o usuário da fraude. Outro ponto importante é que os prejuízos gerados por essas chamadas “perdas comerciais” acabam pesando no bolso de todos os consumidores. Isso porque, segundo determina a agência reguladora, esses custos são repassados à tarifa da distribuidora durante as revisões tarifárias, explica Gustavo Uemura, diretor Comercial da CPFL Energia.
Visando combater as fraudes e furtos de energia, as distribuidoras do Grupo CPFL vem investindo em tecnologias de ponta que melhoram a assertividade em campo na detecção de problemas. Dentre os investimentos estão softwares e inteligência artificial para monitoramento do consumo dos clientes em tempo real, bem como a instalação de redes elétricas antifurtos e equipamentos de monitoramento em unidades com alta reincidência de fraude. Além disso os eletricistas dedicados a inspeções estão cada vez mais especializados e munidos de equipamentos tecnológicos que trazem mais eficiência a detecção de irregularidades.
Combinado aos investimentos que vem sendo realizados continuamente pela companhia, Uemura ressalta a importância da colaboração dos clientes em denunciar possíveis irregularidades. “É fundamental que a população tenha consciência que se trata de um crime e que toda sociedade pode ser prejudicada por vizinhos e comerciantes que estejam furtando energia”, explica. Os canais exclusivos para as denúncias anônimas são o aplicativo CPFL Energia e o site www.cpfl.com.br/fraude
Resultados expressivos
Ao longo de todo ano de 2024, o Grupo CPFL recuperou 11,9 GWh de energia desviada ilegalmente em toda a sua área de concessão provenientes de denúncias realizadas. O valor seria suficiente para atender o consumo de 59,5 mil instalações residenciais durante um mês.
O diretor Comercial da CPFL Energia explica que parte desses resultados foram possíveis com o apoio de clientes que contribuíram com denúncias anônimas. “Em 2024, somente na área de concessão da CPFL Paulista, recebemos mais de 37 mil denúncias”, afirma Uemura. Até o fim de 2025, a projeção da distribuidora é receber até 55 mil denúncias de fraudes e furtos de energia.