Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Energia doa freezers científicos para armazenar vacinas em mais de 30 cidades gaúchas

Data:
26/10/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

O armazenamento de vacinas de 65 postos de saúde do Rio Grande do Sul ganhou reforço de novos freezers científicos. Entre julho e agosto deste ano, o projeto do Grupo CPFL - do qual a RGE faz parte, entregou os equipamentos a pontos de vacinação de 33 cidades gaúchas atendidas pela distribuidora. Com investimento de R$ 1,1 milhão no Estado, a iniciativa teve como principal objetivo contribuir para a redução do desperdício de vacinas pelos municípios. 


Um levantamento do movimento Unidos pela Vacina e do Locomotiva Instituto de Pesquisa, divulgado em 2021, mostra que cerca de 40% dos municípios brasileiros não possuem geladeiras adequadas em seus postos de saúde para o armazenamento de vacinas, incluindo a da Covid-19. 


“O início da vacinação em massa contra a Covid-19 acendeu o alerta, em muitos municípios, sobre a necessidade de equipamentos adequados para o armazenamento de vacinas. Junto com as prefeituras, mapeamos locais que ainda contavam com geladeiras comuns e agora já contam com os novos freezers”, comenta Walter Barbosa Junior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.


Os municípios contemplados foram: Alecrim, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Carlos Barbosa, Carlos Gomes, Casca, Charrua, David Canabarro, Encantado, Entre-Ijuís, Erechim, Estrela, Fagundes Varela, Gaurama, Guabiju, Marau, Nova Araçá, Nova Bréscia, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Putinga, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Domingos do Sul, São José dos Ausentes, Serafina Corrêa, Sobradinho, Soledade, Uruguaiana, Vanini e Veranópolis.


Diferenciais. O freezer científico é mais eficiente pois possui, por exemplo, um sistema de alerta para o caso de eventual falta de energia e sistema de alarme visual sobre a temperatura máxima e mínima ou porta aberta. Os equipamentos permitem, também, o armazenamento de outros medicamentos que necessitem de refrigeração. 


A execução contemplou o transporte do freezer até o local, a instalação e o devido treinamento sobre a operação. Os pontos que receberam os freezers foram definidos em parceria com as prefeituras, mas partiram de um levantamento prévio de necessidades feito pela própria CPFL. 





Freezers científicos já estão sendo utilizados em 33 cidades atendidas pela RGE (Foto: Divulgação/CPFL)


O projeto também beneficiou 48 cidades de São Paulo, atendidas pela distribuidora CPFL Paulista, somando 81 municípios. Ao todo, foram R$ 3 milhões investidos na entrega dos equipamentos em São Paulo e no Rio Grande do Sul.


Atuação ESG – No âmbito das ações ESG, para 2022 a RGE tem turmas de escola de eletricistas abertas em Canoas, além de outras em andamento nas regiões metropolitana, central, serra e norte do Estado. Os cursos são gratuitos e as inscrições são para mulheres e homens residentes nas cidades atendidas pela empresa. A distribuidora também contribui para o desenvolvimento das comunidades, por meio de ações do Instituto CPFL, como o Projeto Carreta Literária e o RGE nas Escolas. Esses projetos apoiam iniciativas sociais que trabalham através da cultura e esporte no contraturno das escolas, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Palmeira das Missões, Vacaria, São Luiz Gonzaga, Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira. 


Na área socioambiental, investe em programas como o RGE nos Hospitais, que incentiva projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos, resultando em economia no consumo de energia dessas instituições, e ainda ajudando a salvar mais vidas. Para esse ano, estão previstas outras nove instituições em oito cidades (Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Montenegro, Canela, Veranópolis e São Leopoldo). 


Como a segurança é um valor inegociável em todas as empresas do grupo CPFL, a RGE mantém o programa “Guardião da Vida”, que busca levar para a população informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar trabalhos próximo à rede elétrica, como a realização de podas ou na construção civil, entre outras.