A CPFL Energia foi destaque no Prêmio SP Carbono Zero, evento pré-COP 30 realizado em São Paulo, conquistando o segundo lugar com o programa “CPFL nos Hospitais”, por meio da votação popular. Entre 154 iniciativas inscritas, o reconhecimento reforça o impacto da ação, que leva soluções de eficiência energética para unidades públicas de saúde. Com o uso de tecnologias mais limpas, o projeto já reduziu quase sete toneladas de emissões de CO₂, contribuindo diretamente para a transição climática e para a melhoria dos serviços essenciais.
O anúncio ocorreu no segundo dia do Summit Agenda SP+Verde, evento pré-COP realizado no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, no qual o governo de São Paulo premiou iniciativas inovadoras voltadas à descarbonização e restauração ecológica.
Projeto 'CPFL nos Hospitais' leva soluções de eficiência energética para unidades públicas de saúde (Foto: Divulgação/CPFL Energia)
“Para nós, este reconhecimento simboliza uma jornada construída com inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Somente no estado de São Paulo, o programa CPFL nos Hospitais já recebeu mais de R$ 220 milhões em investimentos, beneficiando mais de 320 hospitais concluídos em 157 cidades”, destaca Walter Barbosa Junior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
“É um trabalho coletivo, realizado em parceria com gestores públicos, entidades filantrópicas e comunidades locais — e que prova que a transição energética se faz com cooperação e propósito. Esse prêmio reforça o nosso compromisso institucional de sermos agentes de transformação, levando energia limpa para onde ela é mais necessária — inclusive nos momentos mais críticos, dentro dos hospitais que cuidam da vida todos os dias”, conclui.
A concorrida cerimônia de premiação reuniu representantes de empresas, ONGs e instituições públicas. Estiveram presentes Natália Resende, secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Fernando Padulla, secretário municipal de Educação; e José Renato Nalini, secretário executivo de mudanças climáticas da capital. A mediação foi da jornalista Glória Vanique.
Representantes da CPFL recebem o prêmio durante cerimônia no Parque Villa-Lobos, na capital paulista (Foto: Divulgação/CPFL)
O primeiro lugar ficou com o preto AARR Corredores de Vida, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) em parceria com a AstraZeneca e a Biofílica Ambipar Environment. A iniciativa atua na reconstrução de áreas degradadas da Mata Atlântica, conectando fragmentos florestais e beneficiando comunidades locais.