Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Com foco na prevenção, CPFL Paulista apoia fiscalizações em ferros-velhos no interior de SP

Data:
17/07/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

O furto de cabos e materiais que suportam a rede de energia tem provocado impactos relevantes para o setor elétrico brasileiro, afetando a continuidade do fornecimento e gerando riscos à população. Trata-se de uma prática ilegal que pode causar acidentes graves e até a morte, uma vez que a rede é energizadas e pode provocar choques elétricos durante o manuseio ou reutilização indevida. 


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 88 mil interrupções no fornecimento foram registradas em 2024 devido a furtos de materiais em todo o país. Cada ocorrência durou, em média, 8,64 horas e afetou 47 unidades consumidoras. No mesmo ano, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), contabilizou 54 mortes relacionadas a esse tipo de crime — um crescimento de 260% em relação a 2014. 


Como forma de contribuir com a prevenção, a CPFL Paulista reforçou neste ano sua atuação ao lado das autoridades em municípios do interior paulista. A distribuidora participou de fiscalizações recentes em ferros-velhos de Bauru, Piracicaba, Guatapará e São José do Rio Preto, com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Guardas Municipais, buscando coibir a receptação de materiais furtados da rede elétrica.  


Em Bauru, duas operações foram realizadas com participação de equipes da distribuidora. A primeira, em maio deste ano, resultou na apreensão de objetos com características semelhantes às utilizadas na rede elétrica, que foram recolhidos para avaliação de procedência. Já a segunda, realizada em junho, vistoriou nove estabelecimentos e encontrou 1 kg de fiação de origem suspeita “Mesmo quando não há confirmação de que os itens integram a nossa rede, nossa participação é estratégica para ampliar a rastreabilidade de materiais elétricos e colaborar com o trabalho das autoridades”, afirma Talita Pinotti, gerente de Serviços e Relacionamento com o Cliente da CPFL Paulista.





Materiais localizados durante operação em ferro-velho em Bauru, em junho de 2025 (Divulgação: CPFL Energia) 


Em Piracicaba e Guatapará, embora nenhum material da CPFL Paulista tenha sido localizado, o reforço na fiscalização é fundamental para desestimular o comércio irregular e ampliar o alcance das ações preventivas.  Já em São José do Rio Preto, mais de 140 kg de materiais com indícios de furto foram encontrados durante uma operação também realizada em maio. Parte do material identificado estava em sacos plásticos, pronta para ser revendida.  





Materiais localizados durante operação em ferro-velho de Piracicaba, à esquerda, e ação realizada em Bauru, em maio de 2025, à direita (Divulgação: CPFL Energia) 


Além do apoio direto às operações em campo, a distribuidora realiza a identificação de suspeitos em conjunto com as autoridades e participa de reuniões periódicas, com o objetivo de intensificar a fiscalização e reduzir os impactos causados por esse tipo de crime, que pode prejudicar serviços públicos essenciais, como o atendimento hospitalar e o abastecimento de água. 


A empresa também mantém iniciativas de orientação à comunidade, por meio da sua campanha Guardião da Vida (https://guardiaodavida.com.br), que promove ações educativas sobre segurança no uso da energia elétrica e incentiva o comportamento preventivo. 


Denúncias podem ser feitas de forma anônima 

A CPFL incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncia anônima pelo aplicativo CPFL Energia. Situações fora do padrão, como pessoas manipulando fios ou equipamentos da rede elétrica, devem ser comunicadas imediatamente.  “A participação da comunidade é essencial para evitar acidentes, preservar a segurança e garantir a continuidade dos serviços prestados à população” reforça Talita.