Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Café Filosófico CPFL discute racismo, desinformação e memória na era da inteligência artificial

Data:
11/08/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa



Em tempos de aceleração digital, em que as redes e plataformas moldam comportamentos e influenciam a construção do conhecimento, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (14), a jornalista e pesquisadora Bianca Santana para a palestra "Memória em rede: comunicação, racismo e desinformação na era da IA". O encontro será no estúdio do Instituto CPFL, em Campinas, e terá transmissão ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no YouTube.


Em sua palestra, Bianca irá propor uma reflexão sobre como o racismo estrutural se reinventa nos ambientes digitais, potencializado por algoritmos que invisibilizam saberes, corpos e histórias negras. A partir disso, ela convida o público a repensar o papel da comunicação, da memória e do letramento crítico como formas de resistência e construção de cidadania no século XXI.


O episódio será o segundo do módulo de agosto do Café Filosófico CPFL que tem como tema “A aceleração no divã: sociedade e comunicação na era da IA”, que tem curadoria do comunicador e educador Marcelo Tas e a proposta de levar o público a um exercício de escuta e reflexão sobre os impactos da inteligência artificial nas subjetividades, nas relações humanas e nas práticas cotidianas.


Sobre a palestrante

Bianca Santana é doutora em Ciência da Informação e mestra em Educação pela USP. É colunista da Folha de S.Paulo, comentarista do Jornal da Cultura, professora titular da FAAP e docente convidada na pós-graduação em Estratégias de Comunicação Digital da FGV. Também já atuou como colunista nas revistas Gama e Cult, além do portal ECOA-UOL. Autora de diversos livros, integra os conselhos da Casa do Povo e do Instituto Toriba, e é associada da SOF – Sempreviva Organização Feminista.


Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.


Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.


Café para ouvir

Consolidando-se cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença estabelecida nos ambientes digital e televisivo, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa. No episódio desta segunda-feira (11), o psicanalista André Martins, aborda o tema "Alegrias ativas e alegrias passivas: vivemos e pensamos pelos afetos”, em que ele explica que existem qualidades diferentes de alegrias e que a diferença é fundamental para o entendimento dos afetos. Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.


O Café na TV

Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 21h.

No Café Expresso que vai ao ar nesta terça-feira (12), tem a estreia da série documental “Brasil e China” que, em três episódios, revela como estes dois países que, mesmo distantes entre si, constroem uma relação estratégica que impacta diretamente a economia, a tecnologia, a cultura e as relações internacionais. Com o título de “Relacionamento Econômico”, o primeiro episódio aborda os 50 anos de relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, destacando como essa parceria estratégica evoluiu de forma impressionante. Com análises profundas sobre economia, tecnologia, energia e cultura, o episódio mostra como Brasil e China se tornaram aliados fundamentais em um mundo em transição, e como essa aliança pode moldar o futuro de ambos.

Já no domingo (17), o episódio inédito da versão editada para a TV do Café Filosófico CPFL tem a participação da psicanalista Maria Homem abordando tema "Coisa de menino?", em que ela explora as transformações contemporâneas nas relações de gênero e aponta para a necessidade urgente de repensarmos modelos e comportamentos que definem o papel dos homens e do masculino em nosso século.


Serviço

Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Bianca Santana, jornalista e pesquisadora
Quando: 14 de agosto, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br