A rede de saúde de Amparo, responsável atualmente pelo atendimento de 70 mil pessoas, agora conta com geração própria de energia limpa e renovável, melhorias que vão reduzir os custos, minimizar impactos ambientais e aprimorar o atendimento à população.
Com investimento de R$ 850 mil, a CPFL Paulista concluiu o projeto de eficiência energética no município, beneficiando o Centro de Especialidades (Postão) e as USFs Camanducaia, Centro, América, Pinheirinho e Moreirinha. A iniciativa contemplou a instalação de seis usinas fotovoltaicas com capacidade de geração de 176 kWp, como parte do CPFL nos Hospitais e do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A economia estimada de energia é de 199 MWh/ano, o que equivale ao consumo de 84 residências. Espera-se que 8,49 toneladas de gás carbônico deixem de ser lançadas na atmosfera, um impacto ambiental comparável ao plantio de 51 árvores. “O CO2 em excesso é prejudicial porque aumenta a temperatura do planeta e leva a seca mais severas, chuvas mais intensas e a eventos climáticos extremos, portanto iniciativas como essas colaboram com o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia. As melhorias permitirão que os serviços públicos de saúde direcionem recursos para o atendimento dos pacientes. “O foco das nossas ações é sempre trazer mais qualidade de vida à população. Neste caso, ela vem por meio da redução de custos e práticas de eficiência energética que podem ajudar a melhorar a saúde do município”, conclui Walter.