
Ação de regularização de cabos nos postes de Cruz Alta
Data:
Escrito por:
RGE, Prefeitura, Defesa Civil e empresas compartilhantes visam eliminar riscos à rede elétrica e à população.
Uma parceria entre a RGE, a Prefeitura de Cruz Alta, Defesa Civil e empresas compartilhantes, tem realizado, semanalmente, ações de fiscalização para retirada de cabos irregulares nos postes. O objetivo é identificar e retirar os cabos que estiverem em situação irregular e oferecendo risco em postes que tenham estruturas compartilhadas com telefonia, TV a cabo ou fibra óptica. A atividade já regularizou vários pontos nas principais ruas do Centro da cidade, (Pinheiro Machado, Voluntários da Pátria, Domingos Veríssimo, Presidente Vargas, Coronel Pillar e Coronel Martins, entre outras) e, além de reduzir a poluição visual, garante maior segurança à população, especialmente aos trabalhadores que realizam manutenção nos postes.
Em caso de interrupção no fornecimento dos serviços de telecomunicações ou internet, é importante que os clientes entrem em contato com sua operadora.
Compartilhamento de infraestrutura: A RGE reforça que os procedimentos para o compartilhamento de infraestrutura de concessionárias de energia elétrica com empresas do setor de telecomunicações estão estabelecidos na Resolução Normativa nº 797, de 12 de dezembro de 2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, alinhada com a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações.
Conforme essas normas, os ocupantes (empresas de telecomunicações que possuem contrato com a Distribuidora para uso compartilhado dos postes) são responsáveis pela manutenção de suas instalações (fios e cabos) e devem mantê-las regularizadas, obser-vando às normas técnicas e regulatórias para segurança na sua ocupação.
A RGE fiscaliza e emite notificações a todas as empresas cadastradas que têm contrato de compartilhamento de infraestrutura na região quando identifica eventual irregularidade de responsabilidade das ocupantes. Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da RGE, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes.