
Santo Ângelo recebe nova etapa do Arborização + Segura
Data:
Escrito por:
Após o plantio de mais 480 árvores, serão eliminados riscos à população e à rede elétrica
Em julho, Santo Ângelo recebe mais uma etapa do Programa Arborização + Segura, da RGE. Realizado em parceria com a prefeitura, o Programa que distribui mudas de porte e espécies adequadas para o contexto urbano para serem plantadas, visando substituir espécies em desacordo a rede elétrica, árvores que não estejam em condições adequadas ou ainda que representem riscos para a população, agora fará a substituição de espécies que estejam trazendo algum risco a população ou a rede elétrica. Desde 2018, Santo Ângelo já recebeu 2.112 mudas através do projeto.
Os plantios das últimas 480, em 2023, ocorreram nas ruas Rio Grande do Sul, Venâncio Aires, Getúlio Vargas, Salgado Filho, Sagrada Família, além da Av. Brasil, do Parque de Exposições Siegfried Ritter, da Brigada Militar e algumas praças do município.
No processo de substituição, a RGE identifica aquelas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas. Em seguida, são substituídas as árvores autorizadas expressamente pelo poder público municipal.
Segundo explica o analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo, além da proteção à vida da população, o “Programa Arborização + Segura também garante benefícios como sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual”.
Por meio do projeto, a RGE disponibiliza mudas adequadas às equipes técnicas do poder público municipal, que direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte.
A distribuidora faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.
Somente em 2022, a RGE investiu mais de R$ 2 milhões de reais no Projeto Arborização + Segura, o maior valor implementado no projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas nos últimos anos. Foram plantadas 6.400 mudas, totalizando 19.890 desde o início do projeto em 2018. Além disso, foram substituídas outras 1.600 árvores que apresentavam riscos à população e ao sistema elétrico, totalizando 5.400 substituições.
Todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que requer espaçamentos mínimos entre rede elétrica e vegetação de acordo com o aspecto técnico operativo da rede. Para as substituições, as equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e também apresentam respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
Segurança - Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:
• Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.
• Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
• Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora
• Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.
• A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
• Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.