O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itápolis conta agora com uma usina fotovoltaica, eficiente e sustentável, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), executado pela CPFL Paulista e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
No total, foram investidos R$ 300 mil em um sistema com capacidade de geração de até 45kWp. Também fez parte do projeto a substituição de lâmpadas obsoletas pelas de LED, que consomem menos energia.
O SAAE administra os serviços de água potável e esgoto sanitário do município de Itápolis. Com as intervenções, a estimativa é que sejam economizados 80MWh/ano, o equivalente ao atendimento de 34 residências por mês. Aproximadamente quatro toneladas de gás carbônico deixarão de ir para a atmosfera, o equivalente ao plantio de 26 árvores. Em excesso, o gás carbônico é prejudicial, pois aumenta a temperatura e o efeito estufa.
“Trazer mais eficiência energética a um serviço do porte do SAEE reforça o compromisso da CPFL Paulista com uma geração e um consumo mais sustentáveis. Com a redução da conta de energia, o SAAE poderá investir em outras ações que trarão benefício à população”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.