Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Piratininga encontra 53 fraudes em condomínios em Sorocaba

Data:
03/11/2025
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

A CPFL Piratininga tem intensificado as atuações de combate a fraudes e furtos de energia. Nos últimos dias, foram feitas oito ações de inspeção em condomínios localizados na zona norte de Sorocaba: Golden Park I e II, Reserva Ipanema I e II, Residencial Horto Florestal, Villagio Horto Floresta, Villagio Ipanema e Residencial Ipanema.  


No total, 73 instalações foram autuadas, sendo 53 por fraudes e 20 por avarias em medidores de residências. As equipes identificaram diferentes tipos de irregularidades que desviavam ou mascaravam o consumo real de energia, como inversões nas ligações e utilização de jumpers entre fases. 


Combate a fraudes 

A CPFL Piratininga realiza ações contínuas para combater fraudes e furtos de energia em toda a área de concessão, com o apoio das forças policiais. Além das fiscalizações em campo, a companhia investe em tecnologias avançadas, como sistemas de inteligência artificial para identificar anomalias no consumo e medidores blindados para grandes consumidores. 


Fraudar ou furtar energia é crime previsto no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção. Além das sanções legais, os responsáveis precisam ressarcir os valores de energia desviada e estão sujeitos à aplicação de multas. 


Essas irregularidades prejudicam toda a comunidade, pois parte das chamadas “perdas comerciais” são consideradas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo das tarifas de energia, por meio das revisões tarifárias. Também colocam em risco a segurança das instalações internas, podem provocar sobrecarga na rede elétrica e oferecem perigo à vida devido à possibilidade de choques elétricos. 


A colaboração da população é fundamental para garantir um fornecimento seguro e justo para todos. Qualquer suspeita de irregularidade pode ser denunciada de forma totalmente anônima pelo aplicativo CPFL Energia ou no site www.cpfl.com.br/fraude