A CPFL Paulista concluiu o projeto de eficientização no campus da Universidade Estadual Paulista, Unesp, em Araçatuba. Com aporte de mais de R$ 1,3 milhão, a iniciativa contemplou a instalação de uma usina fotovoltaica de 68 kWp e a substituição de 377 pontos de iluminação, como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e do CPFL nos Hospitais, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, a ação vai além da economia de energia. “Nosso objetivo não se limita à redução de custos. Queremos incentivar práticas de eficiência energética, promover boas ações e ampliar a consciência desta importante universidade. Esse projeto é um exemplo de como a energia limpa pode trazer mais modernidade e conforto aos professores e alunos”, afirma.
Com a instalação da usina, a economia estimada é de 585 MWh/ano, o que equivale ao consumo de 247 residências ao mês. A medida também deve evitar a emissão de 32 toneladas de CO₂ por ano, impacto ambiental comparável ao plantio de 191 árvores. Já a modernização da iluminação garante mais segurança e conforto aos ambientes da Instituição Acadêmica.A UNESP de Araçatuba é reconhecida pela excelência do curso de Medicina Veterinária, que é um destaque nacional, e oferece também o curso de Odontologia. A Faculdade de Medicina Veterinária possui um hospital e departamentos especializados, enquanto a unidade de Odontologia também é um centro de referência.