Para dar suporte ao crescimento da região de Rafard, a CPFL Paulista deu início às obras de uma nova subestação de energia para atender o munícipio. A companhia investirá cerca de R$ 39 milhões neste empreendimento, que terá capacidade de 12,5 MVA, fortalecendo a infraestrutura elétrica e levando energia ainda mais segura e de qualidade para cerca de 27 mil clientes, diretamente. As ações tiveram início em outubro, com previsão de entrega em 2027.
Fábio Ojea Nascimento, gerente de Operações de Subtransmissão, Genivaldo de Jesus Nunes, consultor de relacionamento, e demais representantes da CPFL Paulista, recebem Fábio Santos e Wagner Antonio Bragalda, prefeito e vice-prefeito de Rafard, e Nivaldo Aparecido Lourenço, presidente da Câmara Municipal, no local da futura subestação (Foto: Divulgação/CPFL)
Cerca de 66% do investimento será aplicado na estrutura da nova subestação. Entre transformadores, religadores automáticos e demais componentes, a companhia irá utilizar tecnologias de alta performance que garantam o controle das tensões da energia que chega das usinas e é distribuída às residências, comércios e indústrias da cidade. Os outros 34% serão aportados na construção de linhas de transmissão e de distribuição, que vão conectar o empreendimento à infraestrutura elétrica do município.
“Com a criação de novos circuitos, temos um ganho considerável em flexibilidade operativa e conseguimos de forma mais ágil isolar eventuais ocorrências na rede, reduzindo o tempo dos desligamentos principalmente durante situações de contingência, como fortes temporais”, afirma Rafael Lazzaretti, diretor-presidente da CPFL Paulista. “Temos o compromisso de oferecer ao município uma infraestrutura elétrica robusta e contribuir para o pleno desenvolvimento de Rafard. Além de garantir a estabilidade do sistema elétrico, tornamos a região mais atrativa para receber novos investimentos”, explica o executivo.