A CPFL Paulista concluiu o projeto de eficientização do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari. Com aporte de R$ 211 mil, a iniciativa contemplou a instalação de uma usina fotovoltaica de 23,1 kWp e a modernização de 26 pontos de iluminação, como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE).
Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, a ação vai além da economia de energia. “Nosso objetivo não se limita à redução de custos. Queremos incentivar práticas de eficiência energética, promover boas ações e ampliar a consciência da comunidade. Esse projeto é um exemplo de como a energia limpa pode trazer mais conforto e qualidade de vida aos assistidos”, afirma.Com a nova usina, a economia estimada é de 38,1 MWh/ano, volume equivalente ao consumo mensal de 16 residências. A medida também deve evitar a emissão de 2,1 toneladas de CO₂ por ano, impacto ambiental comparável ao plantio de 12 árvores. Já a modernização da iluminação garante mais segurança e conforto aos ambientes da instituição.
Programa de Eficiência Energética da CPFL contemplou a instalação de usina fotovoltaica e modernização da iluminação no Lar dos Velhinhos. (Divulgação/CPFL Energia)
José Carlos Pagotto, presidente do Lar dos Velhinhos de Capivari, destaca a importância da parceria. “Essa iniciativa é um marco para nossa instituição, pois reduz de forma significativa nossos custos com energia elétrica e nos permite direcionar mais recursos ao cuidado e bem-estar dos moradores. Além do impacto financeiro, o projeto reforça a importância do uso consciente e sustentável da energia, em sintonia com os princípios sociais e ambientais que norteiam nossa missão.”
O Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari atua na área da Assistência Social, oferecendo acolhimento institucional a idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal. O atendimento é destinado a pessoas que já não dispõem de condições de autossustento ou de convívio familiar, garantindo-lhes proteção social especial de alta complexidade. A instituição presta seus serviços de forma gratuita.
Todas as ações são viabilizadas pelo PEE, que transforma recursos regulatórios em projetos de alto impacto social e ambiental. Aberto a empresas de energia elétrica e de conservação de energia (ESCOS), o programa seleciona propostas com base em critérios de eficácia e impacto, incentivando o uso racional da energia e a redução de custos, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade do setor elétrico.