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CPFL Piratininga inicia instalação de medidores inteligentes em Sorocaba

Data:
24/10/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa

A CPFL Piratininga inicia a instalação dos novos medidores inteligentes de energia elétrica em Sorocaba. A substituição faz parte do processo de preparação do sistema elétrico para o futuro, ampliando a eficiência no atendimento e promovendo mais qualidade e segurança para os clientes durante a realização dos serviços da distribuidora.


A troca será realizada diretamente no padrão de entrada de energia dos imóveis, sempre após comunicação prévia com os clientes. Para garantir a segurança, todas as equipes estarão uniformizadas, com crachá de identificação, e não haverá cobrança de serviços, nem solicitação de documentos. É importante que a população colabore com a liberação do acesso a caixa de medição, pois é uma exigência técnica essencial para a viabilidade do projeto, e garantida em resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)





Medidor antigo e o novo medidor inteligente  (Divulgação/CPFL Piratininga)


"Orientamos que, em caso de dúvida, o cliente confirme a identidade do profissional pelos canais oficiais da empresa. Nosso compromisso é garantir uma instalação segura, prática e confiável para todos", afirma, Marcos Amorim, Consultor Relacionamento da CPFL Piratininga.A instalação dos novos equipamentos será realizada de forma gradativa, alcançando mais de 360 mil medidores em Sorocaba até agosto de 2026. Além da cidade, o projeto também contemplará Votorantim, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó, Alumínio, Mairinque, São Roque, Araçariguama e Ibiúna, totalizando cerca de 220 mil clientes beneficiados nesses municípios..





Instalação do primeiro medidor inteligente em Sorocaba (Divulgação / CPFL Piratininga)


Mais eficiência agora, novos serviços no futuro

Os novos medidores seguem padrões estabelecidos pela ANEEL e, desde o início, permitirão uma leitura mais precisa e remota dos dados de consumo, reduzindo a necessidade de visitas periódicas para a coleta presencial das informações.


Essa atualização também possibilitará uma atuação mais ágil da distribuidora em situações de contingência, como interrupções provocadas por temporais, contribuindo para tornar o atendimento ainda mais eficiente.


Funcionalidades adicionais, como o acompanhamento digital do consumo diário por meio do aplicativo CPFL Energia e a possibilidade de adesão a tarifas diferenciadas, serão implementadas gradualmente nos próximos anos, conforme o avanço do projeto.


"Estamos trabalhando para preparar hoje o sistema elétrico que permitirá, no futuro, oferecer serviços mais eficientes, digitais e adaptados as necessidades dos nossos clientes", reforça Amorim.


Atendimento e orientações

Durante o período de instalação dos novos medidores, a CPFL Piratininga reforça seus canais oficiais de atendimento para esclarecimento de dúvidas:


Aplicativo CPFL Energia
Site: www.cpfl.com.br
Call center: 0800 010 2570


A distribuidora também mantém seu atendimento presencial em Sorocaba. O endereço mais próximo pode ser consultado no link Atendimento Presencial | CPFL  


O projeto de medidores inteligentes integra o plano de modernização da CPFL Energia, que prevê a instalação de 2,1 milhões de novos equipamentos até 2028, com investimento total de R$ 1,2 bilhão.