Com um investimento superior a R$ 256 mil, a nova etapa do projeto de Eficiência Energética da CPFL Paulista para a Apae Campinas já foi concluída e conta com a instalação de outra usina fotovoltaica com capacidade de geração de 40,7 kWp. Este é o terceiro projeto realizado na mesma entidade, reafirmando o compromisso da distribuidora com a sustentabilidade, a redução de custos operacionais e o uso racional da energia elétrica.
“Com este conjunto de investimentos, buscamos fortalecer a sustentabilidade da APAE Campinas na redução de custos operacionais, permitindo que mais recursos sejam direcionados àquilo que é essencial: o cuidado com os alunos”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia.
Placas de energia sobre o telhado da Apae (divulgação/CPFL)
Com este último investimento, a CPFL Paulista, por meio de seu Programa de Eficiência Enérgica totaliza um aporte de mais de R$ 800 mil para a Apae Campinas, que contará agora com três usinas de operação aumentando a sua capacidade de geração de energia para 101,7 kWp/ano, volume equivalente ao consumo mensal de 56 residências por mês. A medida também deve evitar a emissão de 59,4 toneladas de CO₂ por ano na atmosfera, o que equivale ao plantio de 357 novas árvores.
Durante as três fases do projeto, foram substituídos 481 pontos de iluminação incandescente por tecnologia LED que consomem até 80% menos energia e têm vida útil superior. “Promover essa substituição é uma forma de estimular o uso mais consciente da energia e contribuir com a economia no fim do mês. A modernização da iluminação também traz maior segurança e conforto aos ambientes da instituição”, conclui o gerente
Todas as ações são viabilizadas pelo PEE, que transforma recursos regulatórios em projetos de alto impacto social e ambiental. Aberto a empresas de energia elétrica e de conservação de energia (ESCOS), o programa seleciona propostas com base em critérios de eficácia e impacto, incentivando o uso racional da energia e a redução de custos, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade do setor elétrico.