Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Economia circular ganha escala com reforma de equipamentos e reciclagem de materiais na CPFL Soluções

Data:
21/10/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa

A CPFL Energia vem ampliando sua atuação em economia circular com iniciativas que aliam inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental. Um dos destaques dessa estratégia é a Reformadora de equipamentos da CPFL Soluções, localizada em São José do Rio Pardo (SP), que promove a recuperação de ativos elétricos e a destinação qualificada dos materiais, priorizando reutilização, reciclagem e recuperação, e contribuindo para a significativa redução de resíduos no setor.


Em 2024, foram reformados mais de 9.800 mil equipamentos, entre transformadores, religadores e reguladores de tensão, em um processo que também inclui a trituração de postes e cruzetas de concreto. A Reformadora atende não apenas às distribuidoras da CPFL Energia, mas também a outras empresas do setor elétrico, ampliando o alcance e o impacto dessa solução em toda a cadeia de valor. Outro destaque é a gestão cuidadosa de materiais e resíduos, com regeneração de óleo isolante, reindustrialização de fios de cobre e triagem de materiais contaminados com Bifenilas Policloradas (PCB), garantindo segurança ambiental.
 





Reformadora da CPFL é destaque em premiação (Foto: CPFL Energia)


Como reconhecimento por essa atuação, a Reformadora de equipamentos da CPFL Soluções foi selecionada entre os 48 projetos destaque do SB COP Case Awards, premiação promovida pela COP Negócios Sustentáveis (SB COP), iniciativa coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reconhecida pelo governo brasileiro. Os projetos premiados terão visibilidade ampliada durante a COP30, fortalecendo a contribuição do setor privado na agenda climática global.


A economia circular é um dos compromissos do Plano ESG 2030 da companhia. Atualmente, 100% dos resíduos operacionais das distribuidoras do grupo são reciclados (quase 100 mil toneladas por ano), com apoio das unidades de São José do Rio Pardo/SP e Santa Maria/RS. Além disso, mais de 8 mil transformadores são reformados anualmente, com meta de alcançar 70 mil até 2030, movimentando a economia e gerando empregos — um exemplo claro de como a economia circular está inserida na estratégia de sustentabilidade da empresa.


“Ao estruturar um modelo de negócio alinhado à economia circular, o Grupo reforça sua responsabilidade com a gestão sustentável de resíduos, a eficiência no uso de recursos e a construção de soluções concretas para a transição energética”, reforça Carlos Eduardo Rocha, gerente de recuperação de equipamentos do Grupo CPFL.


Essa abordagem consolida o papel da companhia como referência em boas práticas ambientais, gestão responsável e na transição para uma economia de baixo carbono.





Carlos Rocha reforça a responsabilidade com a gestão sustentável de resíduos (Foto: CPFL Energia)