Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Café Filosófico CPFL discute a exclusão dos afetos com o psicólogo Yan Menezes de Oliveira

Data:
20/10/2025
Escrito por:
Assessoria de imprensa



Yan Menezes de Oliveira | Foto: arquivo pessoaL


O Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (23), às 19h, o psicólogo Yan Menezes de Oliveira para uma palestra sobre a exclusão dos afetos. O encontro dá continuidade ao módulo “A sociedade da exclusão”, com curadoria da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, e ocorre de forma presencial na sede do Instituto CPFL, em Campinas (SP), com transmissão ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no YouTube.


Em sua fala, Yan irá propor uma reflexão sobre os efeitos de uma racionalidade excludente, que nega as variações afetivas e a experiência emocional em nome de uma suposta estabilidade idealizada, impossível de ser atingida. Segundo o psicólogo, vivemos em uma época em que a aceleração informacional e a busca por eficiência transformam até mesmo os afetos em objetos de controle e desempenho.


“A exclusão dos afetos não é apenas a repressão daquilo que sentimos, mas a recusa em sustentar o tempo necessário para sentir. Na lógica da alta velocidade e da produtividade, o afeto se torna um ruído, algo a ser superado. Mas é justamente nessa dimensão afetiva, instável e mutável, que a vida se revela”, afirma o psicólogo.


Em outubro, o módulo “A sociedade da exclusão” tem promovido reflexões críticas sobre os diversos processos de exclusão que atravessam a sociedade contemporânea. Sustentada em exclusões de diferentes ordens — ambientais, sociais, humanas e afetivas —, essa lógica chega ao século XXI cobrando um alto preço: o adoecimento coletivo e o esgotamento subjetivo.


Encerrando a série, em 30 de outubro, a própria curadora do módulo, Viviane Mosé, conduz a palestra “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”, na qual refletirá sobre a perda da experiência vital em uma cultura marcada pela negação do tempo, do sofrimento e da provisoriedade da existência.


Sobre o palestrante

Yan Menezes de Oliveira é psicólogo clínico e professor, doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisa as interfaces entre a produção de subjetividade e a prática clínica, em diálogo com a psicanálise, a esquizoanálise e a psicologia corporal. É autor do livro “Genealogia Clínica: Nietzsche e a experiência do sofrimento” (Editora Appris, 2024), fruto de sua dissertação de mestrado.


Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível a pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.


Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online é realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.


Café para ouvir

Consolidado cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença tanto no ambiente digital quanto na televisão, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa.


No episódio “A construção do desejo e do amor nas relações inter-raciais”, disponível a partir desta segunda-feira (20), a psicóloga Andreone Medrado analisa como valores sociais, desejos, afetos, privilégios e subjetividades se entrelaçam nas relações entre pessoas de diferentes raças. A partir dessa reflexão, a convidada mostra que a raça atravessa o campo do afeto e influencia a maneira como construímos o gosto, as preferências e o amor. Ao mesmo tempo, aponta caminhos para uma compreensão mais profunda sobre a formação do desejo e dos vínculos humanos em uma sociedade marcada por desigualdades e tensões raciais.


Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.


O Café na TV

Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL conta com a inserção de uma versão editada na TV Cultura. Os episódios vão ao ar aos domingos, em novo horário, às 20h, com reprise na madrugada de terças para quarta, à meia noite.


No episódio inédito que vai ao ar neste domingo (26), a filósofa Maria Luisa Jimenez Jimenez faz uma reflexão crítica sobre os corpos, os sistemas alimentares e os ideais de saúde e beleza dominantes. De acordo com ela, é fundamental romper com paradigmas que transformam o corpo, especialmente o corpo gordo, em objeto de controle, vergonha ou exclusão.


Serviço - Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Yan Menezes de Oliveira, psicólogo
Quando: 23 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação online: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br