Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

RGE e prefeitura firmam parceria através do Arborização Mais Segura em São Luiz Gonzaga

Data:
22/05/2023
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Objetivo do Programa é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental


Representantes da RGE estiveram reunidos com técnicos responsáveis pela área de Meio Ambiente da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, para tratativas do embelezamento seguro de ruas e avenidas da cidade com o Programa Arborização Mais Segura. O objetivo é realizar o plantio de mudas e espécies adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população.

O Programa, que terá início em 2023, trará a substituição gradativa das árvores que se enquadram no perfil crítico, para risco de interferência, e em desacordo com as infraestruturas urbanas. Serão substituídos pela RGE apenas os exemplares autorizados pelo poder público municipal. 

O planejamento das ações ocorre em parceria entre RGE e as equipes técnicas do poder público de São Luiz Gonzaga, que direcionam os locais de plantio. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica podem ser criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Há atenção especial dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte. 

A RGE faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, por conta própria. 

A coordenadora de meio ambiente da RGE, Mônica Leite, afirma que “o Programa leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.” A RGE está atuando com o Arborização Mais Segura em mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul, com 5400 substituições já realizadas e mais de 20.000 plantios executados.

Importante destacar que todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.


Segurança - Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:



  • Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

  • Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.

  • Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.

  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

  • A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

  • Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.