Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Escola Estadual de Americana participa da campanha de conscientização sobre rede elétrica

Data:
04/08/2023
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Alunos da Escola Estadual Bento Penteado dos Santos aprendem, de forma lúdica, a brincarem com pipas de forma segura e longe da fiação 

Explicar às crianças sobre o risco de soltar pipa em áreas com rede de energia e o perigo de um choque elétrico, são o foco principal do evento “Brincar de pipa também precisa de cuidados”, que está sendo realizado entre hoje e amanhã (03) pela CPFL Paulista, na Escola Estadual Bento Penteado dos Santos, no bairro Antônio Zanaga, em Americana. 

A iniciativa é parte do Guardião da Vida, programa permanente da distribuidora que busca conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre as ações realizadas pela CPFL estão visitas a escolas para falar diretamente sobre o assunto com as crianças e adolescentes. 

No encontro que acontece em Americana, cerca de 500 alunos, entre 7 e 11 anos, estão conhecendo de forma lúdica e educativa, os riscos que rondam a brincadeira a fim de evitá-los. 

“É uma forma interativa de levar conhecimento para as crianças que aprendem brincando. As nossas maquetes energizadas, por exemplo, mostram as consequências de tentar tirar uma pipa enroscada dos fios da rede elétrica”, afirma Talita Cristina Pinotti, consultora de negócios da CPFL Paulista. 

As crianças têm acesso ainda a vídeos orientativos e a maquete de uma casa energizada, na qual equipes da CPFL Paulista dão dicas de segurança e ensinam a economizar energia.  Os alunos também conhecem de perto o caminhão da companhia com cesto aéreo e exemplares de EPIs (equipamentos de proteção individual). Um gibi é entregue aos participantes para que possam compartilhar com amigos e familiares o aprenderam durante o evento.  





Técnicos da companhia deram orientações sobre cuidados com energia elétrica dentro de casa (Foto: Divulgação/CPFL) 





CPFL orienta sobre os riscos de soltar pipas próximo a rede (Foto: Divulgação/CPFL)  


Dicas da CPFL Paulista para uma brincadeira mais segura:  

•    Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;  

•    Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual - Nº 12.192, de 2006);  

•    Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos;  

•    Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;  

•    Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;   

•    Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia. 

 

Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.  

 

 O que fazer em uma ocorrência? 

•     Em caso de falta de energia ou acidente com uma pipa envolvendo a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Paulista: www.cpfl.com.br, app CPFL Energia, WhatsApp: (19) 99908-8888 ou pelo 0800-010 10 10.  

•    Os canais também podem ser utilizados pelos clientes da CPFL Paulista para reportar ocorrências e acidentes na rede elétrica ocorridos com terceiros. Além disso, em caso de vítima, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros, SAMU ou demais órgãos de socorro médico. 

•    É importante que a pessoa permaneça o mais distante possível do fio partido para evitar acidentes graves e fatais.