Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Dia da árvore marca início do Projeto Arborização + Segura em Campinas e doação de 5 mil mudas de árvores pela CPFL Paulista

Data:
22/09/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

O dia da árvore marcou o início de um importante projeto em Campinas. Nesta quarta-feira, 21, a CPFL Paulista e a prefeitura assinaram o convênio do Projeto Arborização + Segura. Por meio dele, a companhia doará 5 mil mudas de árvores de porte e espécies mais adequados ao contexto urbano. 


O ato de lançamento ocorreu em frente ao Bosque Ferdinando Tili (junto à EMEF/EJA Padre Leão Vallerie), no Parque Valença 1, e teve a participação do gerente de Serviços Comerciais da CPFL, Pedro De Aro, do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e outras lideranças da companhia e do município. Após a assinatura, foi feito o plantio simbólico de uma muda em frente ao bosque. 


A ideia inicial é que as mudas doadas pela CPFL sejam plantadas na região sudoeste da cidade, sobretudo no bairro Campo Grande, por indicação da administração municipal, local no qual a prefeitura está executando o Projeto de Arborização.  





Gerente de Serviços Comerciais da CPFL, Pedro De Aro, durante plantio simbólico (Foto: Divulgação/CPFL)


Objetivos: O projeto Arborização + Segura da CPFL tem como objetivo a revitalização da arborização urbana através da substituição gradativa das árvores já mapeadas pelas prefeituras que possuem riscos aos serviços de utilidade pública, como as redes elétricas, de água, esgoto, gás, internet e acessibilidade. Além disso, também é avaliada a sanidade dos exemplares e espécies mais indicadas para cada local, possibilitando que as novas espécies possam se desenvolver de forma plena a depender das limitações e estrutura urbana do local – tamanho do calçamento, infraestruturas, entre outros.


A CPFL Paulista disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.


A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. 


Atenção ao porte das árvores. A CPFL faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica, por conta própria. Em 2021, foram investidos mais de R$ 600 mil nas ações do projeto entre os mais de 30 municípios que fazem parte do Programa.


O gerente de Meio Ambiente da CPFL, Robson Tanaka, afirma que “as ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazermos mais segurança à comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”


Vale destacar que todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela CPFL Paulista seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.


O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual. 


Segurança - Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:


  • Jamais faça podas quando a árvore estiver muito próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

  • Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da CPFL através dos canais de atendimento da empresa.

  • Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora (0800 010 1010).

  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

  • A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

  • Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.