Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Postos de vacinação de Bauru, Agudos, Presidente Alves, Herculândia e Queiroz recebem freezers científicos de projeto da CPFL Paulista

Data:
27/07/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Ação tem investimento total de R$ 3 milhões e será executada com objetivo de resolver o desperdício de vacinas e garantir a qualidade do serviço em função da falta de uma conservação adequada


Geladeiras comuns darão lugar a freezers científicos em 170 pontos de vacinação de cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul nos próximos meses. Na última semana, Bauru, Agudos e Presidente Alves receberam cinco novos equipamentos para a devida conservação de vacinas com objetivo de resolver um gargalo ainda presente no setor de saúde: o desperdício de vacinas em função da falta de uma conservação adequada. Nos próximos dias, postos de Herculândia e Queiroz também serão contemplados.


De acordo com levantamento do movimento Unidos pela Vacina e do Locomotiva Instituto de Pesquisa, divulgado em 2021, cerca de 40% dos municípios brasileiros não possuem geladeiras adequadas em seus postos de saúde para o armazenamento de vacinas, incluindo a da Covid-19. 


As cidades de Capivari, Piracicaba, Americana, Charqueada, São Pedro, São Carlos, Jaú, Analândia, Ribeirão Bonito, Santa Maria da Serra, Torrinha, Dois Córregos, Itapuí e Mineiros do Tietê também já foram contempladas. 


“Estamos definindo os pontos que receberão os freezers em parceria com as prefeituras, mas partimos de um levantamento prévio de necessidades feito internamente. Para a CPFL Paulista, é uma satisfação poder contribuir com estes pontos de vacinação doando um freezer próprio para o armazenamento dos imunizantes”, explica Carlos Eduardo, consultor de relacionamento da CPFL nas cidades beneficiadas nas próximas semanas.


Diferenciais. O freezer científico é mais eficiente para acondicionar vacinas, tanto da Covid-19 como de outras doenças. Ele possui, por exemplo, um sistema de alerta para o caso de eventual falta de energia e sistema de alarme visual sobre a temperatura máxima e mínima ou porta aberta. 


A execução ocorrerá em etapas, que envolve o transporte do freezer até o local, a instalação e o devido treinamento sobre a operação. 


“Esta é mais uma importante ação da CPFL na área de saúde, dando sequência ao nosso Programa CPFL nos Hospitais. A substituição de geladeiras comuns por freezers científicos foi uma necessidade verificada sobretudo a partir do início da vacinação contra a Covid-19, no ano passado. Temos certeza de que os novos equipamentos serão muito úteis aos pontos de vacinação e reduzirão eventuais perdas, além de ajudar na economia de energia para os locais beneficiados”, comenta Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia. 





Modelo de freezer científico que será instalado nos pontos de vacinação (Imagem meramente ilustrativa)