Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se
Texto alternativo Banner Plano de Ação de Emergência

Banner Plano de Ação de Emergência

Saiba mais

Plano de Ação de Emergência para Barragens

O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento obrigatório para barragens classificadas como A ou B, conforme matriz de classificação, da Resolução 1.064/2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabelece critérios e ações de segurança de barragens associadas a usinas hidrelétricas fiscalizadas pela ANEEL, de acordo com o que determina a Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010. O plano traz informações completas sobre a identificação e análise das situações de emergência, procedimentos para notificação e estratégia para divulgação e alerta para comunidades próximas que podem ser impactadas de alguma forma em caso de situações de emergência.

Nossas usinas

Como cada barragem tem suas próprias características assim como as regiões em que estão alocadas, o Plano de Ação Emergencial (PAE) é elaborado especificamente para cada uma delas.

Etapas do PAE

1 Cadastramento
O levantamento cadastral dos moradores e frequentadores da Zona de Autossalvamento é uma ação essencial para conhecer a população e avaliar as necessidades das pessoas impactadas em caso de evacuação necessária.

2 Instalação de placas de sinalização
As placas servem para identificar os Pontos de Encontro e Rotas de Fuga em casos de evacuação necessária. O vandalismo pode dificultar a população a encontrar o acesso ao ponto de encontro mais próximo.

3 Instalação de sirenes
As sirenes têm papel de alertar caso haja necessidade da população se deslocar pela rota de fuga mais próxima e a instalação delas é fundamental para garantir um sistema integrado de sinal sonoro e centro de operação da PCH.

4 Teste de Sirenes
Após a instalação das sirenes, é necessário testá-las. Para esta etapa não há ação por parte da população. A comunidade será comunicada antecipadamente sobre os testes e não precisará seguir pela Rota de Fuga (trajeto a ser seguido em caso de uma emergência) ou ir até o ponto de encontro.

5 Simulado com a população
Simulado é um treinamento para orientação da população em caso de situação de emergência. Nesse exercício os residentes e frequentadores da região deverão se deslocar até os pontos de encontro. Essa etapa é fundamental para avaliação das vias e da sinalização instalada.

Passo a passo de um simulado

1 Ao ouvir a sirene, pare imediatamente o que estiver fazendo. Reúna as pessoas que estiverem em sua propriedade e siga para o Ponto de Encontro.
2 Leve apenas objetos pessoais de extrema importância.
3 Atenção especial com as pessoas com dificuldade de mobilidade e que precisam de ajuda para se locomover.
4 Siga pela rota de fuga até o ponto de encontro mais próximo.


CGH Capão Preto
CGH Diamante
CGH Santana
CGH São José
PCH Alto Irani
PCH Americana
PCH Arvoredo
PCH Barra da Paciência
PCH Corrente Grande
PCH Boa Vista 2
PCH Figueirópolis 
PCH Salto Góes
PCH Jaguari
PCH Ludesa
PCH Mata Velha
PCH Plano Alto
PCH Paiol
PCH Rio do Peixe
PCH São Gonçalo
PCH Santa Luzia
PCH Várzea Alegre
PCH Varginha