“O Programa de Automação é estratégico e eu me sinto muito realizada por estar em uma posição de liderança”

Maria José de Moura, 40 anos, é coordenadora de gestão de ativos da CPFL Energia e lidera o Programa de Automação da Distribuição, um dos principais investimentos para melhorar a qualidade dos serviços.

“Comecei a trabalhar na CPFL Energia há 17 anos e atualmente estou à frente de uma equipe de 21 colaboradores, responsáveis pela gestão dos equipamentos instalados nas redes de distribuição. O PAD – Programa de Automação da Distribuição consiste na instalação de religadores automáticos para melhorar a qualidade do serviço de distribuição de energia.

Nosso trabalho é indicar, com base em uma série de indicadores e dados, o melhor lugar para a instalação desses equipamentos. Consideramos a quantidade de clientes que serão beneficiados e o tipo de atividade que existe na região, priorizando blocos de grande densidade ou aqueles que possuam indústrias e hospitais, por exemplo. Também olhamos os indicadores de qualidade do fornecimento, dando ênfase nas áreas que demandam maior atenção.

Sendo assim, o PAD é um projeto estratégico para o grupo CPFL Energia e eu sinto que é uma grande responsabilidade estar envolvida nessa análise, uma vez que estamos trabalhando para garantir o melhor fornecimento de energia elétrica para nossos clientes.

Com a automatização da nossa rede, a partir da instalação de mais religadores automáticos, será possível minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de energia para nossos clientes e alcançar um rápido tempo de restabelecimento das faltas de energia, como abalroamentos de postes, quedas de árvores na rede, entre outras ocorrências.

Pessoalmente, eu me sinto muito realizada por estar em uma posição de liderança na Gestão de Ativos, atualmente sou a única mulher nesta posição na Diretoria de Engenharia. Tenho a oportunidade de trabalhar com o que gosto e pude passar por diferentes áreas até chegar à coordenação de uma equipe.

Apesar da diversidade ainda ser pouca no nosso setor, de haver poucas pessoas com deficiência e pessoas negras, vejo que estamos evoluindo. Já é possível notar o aumento da presença feminina: das 21 pessoas que estão na minha equipe atualmente, 4 são mulheres e 2 delas chegaram no último ano.

Esse tema tem ficado mais forte dentro da companhia. Faço parte do programa de diversidade e estou à frente das ações para valorização das pessoas negras. Essa é uma iniciativa importante para que outros possam realizar seus sonhos, assim como aconteceu comigo.

Eu sempre quis ser engenheira e ser líder e a CPFL me ajudou na conquista destes sonhos através Programa de Requalificação, onde consegui bolsas de estudos, que me ajudaram a arcar com os custos e através dos Recrutamentos Internos, onde pude evoluir na carreira, hoje me sinto feliz, realizada e valorizada profissionalmente.

“Estar nas instituições que apoiamos é muito importante. A cada ano, buscamos deixar sempre um legado do trabalho”
Leia mais
“Com o CPFL nos Hospitais, eu sinto que fiz a diferença para aquela comunidade”
Leia mais