Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Projeto da CPFL Energia é premiado na 26ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

Data:
01/06/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Título vencedor foi desenvolvido pelo Centro Analítico de Engenharia do grupo e teve autoria de Leonardo do Nascimento Pereira, Analista de Data Analytics


Na última semana, aconteceu a 26ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), maior e mais tradicional evento do setor elétrico brasileiro, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil), sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1971, e teve Furnas como entidade coordenadora, papel alternado entre as maiores empresas do setor.


O encontro contou com a apresentação de Informes Técnicos, com vistas à disseminação do conhecimento e ao aperfeiçoamento do setor elétrico em seus aspectos técnicos, comerciais, regulatórios e de gestão. No total, o Grupo CPFL apresentou 21 trabalhos, com destaque para a primeira participação da CPFL Transmissão como parte da empresa, responsável por sete trabalhos.


O trabalho vencedor -- Avaliação da degradação e da confiabilidade de disjuntores de alta tensão utilizando técnicas de Data Science -- de autoria de Leonardo do Nascimento Pereira, Analista de Data Analytics, foi desenvolvido pelo Centro Analítico da Diretoria de Engenharia da CPFL Energia.


“É muito gratificante ser reconhecido com o primeiro lugar, pois é um prêmio ao trabalho que o Centro Analítico da Diretoria de Engenharia (CARE) vem desempenhando ao longo dos últimos três anos. O CARE é uma área relativamente nova na companhia e o seu objetivo é contribuir com as diversas gerências da diretoria com soluções baseadas em Ciência de Dados. Além disso, esta foi a minha primeira participação no SNPTEE, fico muito contente com o reconhecimento do meu trabalho pela comunidade técnica do setor elétrico brasileiro e agradeço aos meus gestores pelo apoio e incentivo”, afirma Leonardo do Nascimento Pereira, analista de Data Analytics Pleno da CPFL Energia.





O material apresentou uma modelagem baseada em machine learning para obter informações sobre a deterioração e perda de performance de disjuntores de 138kV isolados a gás SF6. Para a modelagem, foi utilizada uma grande base de dados composta por ensaios reais coletados ao longo dos últimos 14 anos no Grupo CPFL Energia. Desta forma, foi possível analisar disjuntores em diversos estágios de envelhecimento. Os resultados permitem classificar os disjuntores de acordo com a performance, se tornando uma ferramenta estratégica relevante, pois auxilia no processo de tomada de decisão na manutenção.


“Este é um dos grupos mais concorridos de todo o SNPTEE e teve trabalhos submetidos por diversos players do setor elétrico brasileiro, desde professores e pesquisadores de universidades renomadas, até fabricantes de equipamentos, consultores independentes e o corpo técnico de engenharia de concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Esta premiação valoriza o time de especialistas que temos no Grupo CPFL”, enfatiza Evaldo Baldin Dias, gerente de Engenharia e Planejamento da CPFL Energia.