Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Transmissão conclui recomposição de torres danificadas pelo temporal em Alegrete

Data:
10/05/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Trabalho envolveu mais de cem profissionais especializados





A CPFL Transmissão concluiu, recentemente, os trabalhos de recomposição das três estruturas (torres) que foram danificadas pelo temporal do dia 25 de abril, em Alegrete.


O evento ocorreu na linha de transmissão que interliga a Subestação Alegrete 2 à Subestação da Usina Termelétrica de Uruguaiana. O efeito do vento derrubou uma das estruturas e as demais foram “puxadas” pelos condutores da linha de transmissão, ocasionando o colapso dessas torres, que são projetadas para suportar ventos de aproximadamente 120 km/h.


Apesar do incidente, não houve desabastecimento no fornecimento de energia, pois como o sistema de transmissão é interligado, o fornecimento de energia foi redirecionado para outras linhas de transmissão.


A CPFL Transmissão mobilizou uma força-tarefa composta por mais de cem profissionais de todas as Turmas de Linha de Transmissão espalhadas pelo estado do Rio Grande do Sul para realizar a recomposição do sistema. Além das equipes próprias e contratadas, foram necessários equipamentos pesados como caminhões, tratores, retroescavadeiras e guindastes, bem como caminhonetes 4x4.


Os trabalhos iniciaram tão logo ocorreu o desligamento automático da linha de transmissão, na noite do dia 25 de abril, com a identificação e localização do defeito pelas equipes de campo, planejamento e definição das ações em conjunto com a engenharia, atuação para a reconstrução das estruturas danificadas para a recomposição do sistema, até a energização da linha de transmissão que ocorreu no final da tarde do dia 04 de maio.


Para o Gerente de Manutenção da CPFL Transmissão, André Boff da Cruz, “o maior desafio foi, sem dúvida, reestabelecer a Linha de Transmissão no menor tempo possível, garantindo a segurança de todos e enfrentando condições climáticas adversas e dificuldades de acesso”, destaca.


“As Turmas de Linha de Transmissão da empresa são formadas por profissionais altamente capacitados, qualificados e comprometidos, onde fica evidente no campo o empenho e o espírito de equipe destes profissionais em que a união e o coleguismo são fundamentais para que o objetivo final seja alcançado”, reforça.





Torres foram reconstruídas após temporal (Fotos: Alesson Oliveira – Divulgação/CPFL Transmissão)