Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

RGE terá reforço de atendimento operacional em Estrela

Data:
13/04/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Estrutura da empresa Cristel, parceira da RGE, será inaugurada no dia 07 de abril


A RGE terá uma nova base operacional no município de Estrela. Através da empresa Cristel, parceira da RGE, o local será inaugurado nesta quinta-feira, 07. A ampliação da capacidade de execução de obras e atendimento, principalmente nas situações de contingência, objetiva tornar a rede de distribuição de energia ainda mais robusta, segura e confiável, além de proporcionar agilidade no reestabelecimento do fornecimento de energia nos casos de emergência. Com 6 equipes e 40 profissionais a nova estrutura visa atender o Plano de Manutenção e Obras da RGE, na região da AMVAT, estrategicamente localizada no município de Estrela, para em condições de contingência atuarem de forma rápida, mobilizando as equipes na região. O evento que contará com a presença de autoridades, diretorias da RGE e da Cristel, ocorrerá às 10h da manhã.


Plano de ação no Vale do Taquari - Dia 21 de fevereiro a RGE comunicou ao Ministério Público, prefeitos do Vale do Taquari e AGERGS o plano de obras e manutenção a ser executado na região, de 2022 a 2026, e que soma R$ 430 milhões. Todas as melhorias já estavam planejadas, mas devido aos temporais de janeiro que atingiram fortemente a região da AMVAT, a empresa decidiu antecipar várias ações, especialmente nas localidades mais impactadas conforme mapeamento da companhia e verificação em diálogo com prefeitos e lideranças empresariais. Os investimentos previstos integram ações de curto, médio e longo prazo, como a manutenção de 1,9 mil km de linhas, a substituição de 4 mil postes, além dos investimentos na ordem de R$ 14,4 milhões em rede primária, somente em 2022, e a instalação dessa nova base operacional em Estrela, com 40 colaboradores.


Investimentos - Os investimentos da RGE são distribuídos de forma planejada em toda a área de concessão, de acordo com as necessidades de cada região. Na região da AMVAT, especificamente, em 2021 foram mais de R$ 62 milhões investidos: 


  • 168 obras em mais de 111 km para expansão da rede, criação de segunda fonte de alimentação, modernização e várias outras melhorias que impactam diretamente na qualidade do fornecimento.

  • 59 religadores automáticos, beneficiando os 21 municípios. Os religadores permitem maior flexibilidade operativa, manobras em casos de contingência, tudo de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes. Isso reduz o tempo de espera pelo cliente.

  • Inspeção de 2.973 km de rede, com o objetivo de verificar a necessidade de troca de equipamentos, como cruzeta, isoladores, postes, entre outros componentes.

  • 3.200 postes substituídos.

Eventos climáticos e vegetação - Nas tempestades ocorridas em janeiro, a RGE atendeu 535 mil clientes em toda a área de concessão. No Vale do Taquari foram 17.639 clientes. Desse total, 95% tiveram a energia restabelecida em menos de 24 horas. Os 5% de clientes que ultrapassaram as 24 horas foram os casos em que havia necessidade de remoção de árvores de grande porte caídas sobre a rede, reconstrução de trechos inteiros da rede elétrica, implantação de postes em solo rochoso ou local de difícil acesso. O tempo de restabelecimento da energia se dá conforme o grau de complexidade dos danos. O Vale do Taquari é uma região de vegetação densa, com muitas árvores próximas da rede elétrica. Em temporais com vento forte, galhos e árvores arrebentam fios e danificam equipamentos. A vegetação foi a maior causa de interrupção no fornecimento de energia em janeiro – 63% - com 4.571 ocorrências causadas por galhos ou árvores caídas sobre a rede, em toda a área de concessão.