Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

ANEEL divulga reajuste na tarifa de energia para clientes da CPFL Santa Cruz

Data:
22/03/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

O aumento de 8,22% será válido para residências e pequenos comércios a partir de 22 de março


A CPFL Santa Cruz, distribuidora do Grupo CPFL Energia, que atende mais de 480 mil clientes em 46 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, informa que a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, (22), o reajuste tarifário anual (RTA) da concessionária, que entra em vigor a partir do dia 22 de março de 2022.


A tarifa terá um aumento de 8,22% para os clientes do grupo B (residências e pequenos comércios). Para os consumidores ligados à alta tensão, haverá um aumento de 9,81% (indústrias e grandes comércios), com um efeito médio de 8,83% (Considerando Alta Tensão e Baixa Tensão).


Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia (geração), com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica (única parte gerenciável pela CPFL Santa Cruz), assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.


Os principais fatores que levaram a esse resultado foram o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora, principalmente decorrentes da crise hídrica vivida pelo país no segundo semestre de 2021, que exigiu uso de fontes de energia mais caras, como termoelétricas, cujos custos não foram cobertos, além de aumento dos encargos setoriais previstos em lei e repassados diretamente pelas distribuidoras.


Por outro lado, por iniciativa da CPFL Santa Cruz, o reajuste considerou aspectos que atenuaram o valor do reajuste. Foi feita a antecipação da reversão do total do aporte a ser recebido da Conta de Escassez Hídrica em 2022, regulamentada por meio da REN nº 1.008/2022, e o compartilhamento dos créditos tributários recuperados e efetivamente aproveitados pela Distribuidora entre março de 2021 e fevereiro de 2022, além da expectativa dos créditos fiscais a serem aproveitados pela Distribuidora entre março de 2022 e fevereiro de 2023.


Considerando os últimos dez anos, a tarifa de energia residencial teve reajuste abaixo da inflação do período. A tarifa variou 70% abaixo da variação do IGP-M (Índice Geral de Preço - Mercado) no mesmo período, e 489% abaixo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).


E, para auxiliar os clientes a manter uma conta de energia sustentável, a CPFL Santa Cruz selecionou cinco dicas simples que farão os clientes economizar na conta.


“Vale destacar que a principal dica é a mudança de hábito, com isso podemos melhorar muito o convívio com os equipamentos elétricos e diminuir a conta no final do mês”, afirma Carlos Zamboni, presidente da CPFL Santa Cruz.


Como economizar energia elétrica em seu dia a dia:


  1. Valorize a iluminação natural

    A valorização da iluminação natural é uma das mais práticas dicas que existem. Por meio dessa iniciativa, é possível otimizar a capacidade de iluminação dos ambientes, reduzindo a necessidade de ligar luzes artificiais e, ainda, ter mais conforto visual e bem-estar ao aumentar o contato com a luz solar.



  2. Troque as lâmpadas

    É preciso levar em conta a troca das lâmpadas por modelos que demandem menor consumo. As lâmpadas incandescentes estão entre os modelos que devem ser trocados, visto serem os que mais consomem energia. Já as lâmpadas de LED tem melhor custo x benefício, já que são 80% mais econômicas do que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes.



  3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

    Tirar os aparelhos eletrônicos da tomada pode realmente reduzir o consumo de energia elétrica. Entre os equipamentos que mais geram esse tipo de custo estão televisores e fornos microondas.

    Ligados, mesmo sem estarem em uso, esses aparelhos consomem energia.



  4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos

    Manter seus eletrodomésticos em boas condições é fundamental para não gerar desperdício de energia elétrica. É importante adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira apresenta boa vedação e limpar regularmente filtros de máquinas de lavar e condicionares de ar.



  5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar

    Na composição de uma conta de luz, o uso de máquina de lavar e do chuveiro estão entre os campeões em elevar custos.

    Para reduzir seu consumo, dê preferência a passar mais roupas por vez do que passar uma peça a cada ligada do ferro. Ao utilizar o chuveiro, sempre que possível, utilize a função Verão e tente diminuir o tempo de seus banhos. Para o caso da máquina de lavar, também busque juntar diversas peças para utilizar capacidade total do equipamento, ao invés de lavar poucas peças por vez.



A mudança de hábito é necessária e a colaboração de todos da residência é primordial. “Pequenas atitudes podem reduzir sua conta de luz e ainda ajudar o planeta com ações mais sustentáveis”, reforça Zamboni.


Facilidades: Confira as condições de pagamento:


A CPFL Energia traz diversas condições de pagamento para facilitar o pagamento das contas de energia, como Cartão de Crédito (Visa ou Mastercard) e Pix. Confira as condições de pagamento oferecidas:


Parcelamento de contas em atraso na conta de energia: Para facilitar na organização financeira, os clientes da CPFL Santa Cruz podem parcelar seus débitos em até 8x (com entrada de 20%) e as parcelas serão incluídas diretamente nas próximas contas de energia.


Parcelamento de contas em atraso no cartão de crédito. Os clientes que estiverem com uma ou mais contas em atraso também podem pagar e parcelar o crédito em aberto em até 12X nos cartões de crédito Mastercard e Visa.


Pagamento via Pix: Sem taxas, o PIX, é mais uma forma rápida e segura de quitar as suas contas de luz e está disponível para os clientes da CPFL Santa Cruz. Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o pagamento via PIX é feito unicamente pelo celular, por meio da leitura do QR Code específico para pagamento PIX, posicionado próximo ao código de barras na parte inferior da conta. O cliente deve ficar atento porque há outro QR Code na conta de luz, próximo ao nome do cliente, na parte de cima da conta, mas que é de uso exclusivo da CPFL.


A modalidade é aceita por qualquer instituição financeira, promovendo a inclusão digital de clientes que não possuem conta em banco, e pode ser realizada em poucos segundos – na velocidade PIX


Para saber mais sobre o pagamento da conta de luz na velocidade PIX, acesse aqui!


Serviços Digitais: Os clientes da CPFL Santa Cruz não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar www.cpfl.com.br ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet. A segunda via das contas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para (número da distribuidora). Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center de cada distribuidora do grupo CPFL.



Tarifa Santa Cruz 2022